1) Ementa

Análise do processo de Formulação, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas com ênfase na Avaliação e aspectos da implementação. Pretende-se discutir a dimensão política da avaliação e diferentes tipologias, metodologias e dimensões das práticas de avaliação de políticas públicas, no plano teórico e no plano empírico do caso brasileiro. As aulas neste semestre serão ministradas, excepcionalmente, de forma remota (Google Meet) e os materiais, arquivos e vídeos de aulas gravadas serão disponibilizados no E-Disciplinas (além dos PDFs dos PPTs).

 

2) Objetivos

Promover uma discussão do processo de avaliação em algumas áreas de políticas públicas no Brasil, com ênfase na visão de que a avaliação é parte constitutiva do processo das políticas públicas e se relaciona de forma complexa com as fases de formulação e implementação das políticas públicas.

 

3) Critérios de avaliação

A avaliação será composta por 3 partes:

a) Auto avaliação (20%);

b) Síntese dos conceitos mais importantes discutidos nas aulas teóricas (individual) (20%);

c) Trabalho em grupo (4 integrantes) que será realizado durante o semestre, com base na metodologia de revisão sistemática integrativa proposta em Felix da Silva (2018) (60%). O roteiro de trabalho será entregue nas primeiras aulas.

Média Final = (Auto Avaliação*0,20) + (Síntese dos conceitos*0,20) +

(Trabalho Final*0,60)   

 

4) Conteúdo

1) Avaliação e monitoramento no Brasil;

2) A dimensão política da avaliação;

3) A avaliação no processo de políticas públicas: aspectos conceituais e metodológicos;

4) Tipologias e dimensões da avaliação de políticas públicas;

5) A importância de abordagens quantitativas e qualitativas;

6) Experiências de avaliações setoriais no Brasil.