A disciplina introduz o licenciando na Programa de Licenciatura e almeja esclarecê-lo e incentivá-lo para a carreira docente abordando, para isso, os principais pressupostos educacionais. A ênfase da introdução está nos aspectos psicológicos e sociais do ato de educar. O uso adequado da linguagem (oral e escrita) no processo de socialização e o construção do saber, também compõem os objetivos que são necessários a reflexão da prática pedagógica. Desenvolver atividades de Prática como Componentes Curriculares (PCC).Como resultado de desenvolvimento da disciplina marcado pela apresentação de conteúdo, debates e reflexões, os alunos deverão estar aptos a:
a) Apresentar a diferenciação entre a educação formal e não formal, explicitando as especificidades dos diferentes locus de divulgação e construção do conhecimento. b) Indicar os pressupostos básicos do pensamento freiriano e sua importância para a reflexão sobre a educação escolar, em específico, a educação escolar brasileira. c) Apresentar os pressupostos nortearam o pensamento da relação e sociedade com ênfase nos pressupostos reprodutivistas e contra-reprodutivistas. d) Indicar como Jean Piaget e Paulo Freire concebiam a educação como espaço para a construção e exercício da autonomia. e) realizar a análise de textos considerando os paradigmas do consenso e do conflito na apresentação dos autores. f) produzir textos argumentativos considerando a necessidade de coerência interna. g) identificar as principais revistas e locais de divulgação de artigos científicos disponíveis na mídia impressa e não impressa.