O objetivo da disciplina é capacitar os alunos a identificarem as estratégias adotadas pelas organizações e a utilizarem as teorias e ferramentas aprendidas nas demais disciplinas para analisarem o desempenho competitivo e as perspectivas futuras das mesmas. Serão discutidos os desafios estratégicos impostos por temas relevantes da atualidade como mudança da dinâmica dos mercados, construção e manutenção de vantagens competitivas, empreendedorismo, gestão e planejamento estratégico, questões éticas nos negócios, responsabilidade ambiental e social.

O curso será ministrado através de aulas expositivas, debates e seminários. Também serão solicitadas atividades de leitura orientada, trabalhos em grupo e debates em aula. A utilização de filmes/documentários sobre os períodos e temas abordados também fará parte da estratégia de aula do curso. As aulas são ministradas às terças e quintas às 10 horas.

Método de avaliação: Debates de casos de negócios. Apresentação de Seminários e apresentação de texto final do seminário

b) Critério de avaliação: (N1 + N2 + N3 + N4 + N5)/5

Pesos:

N1 = Avaliação 1.  -  20% pontos                            N2 = Avaliação 2. - 20%

N3 = Apresentação de Seminário - 20%           N4 = Texto final do seminário - 20%

N5 = Participação em atividades de sala de aula (debates, resumos e exercícios) – 20%