A disciplina propõe-se a contextualizar a evolução e as transformações do liberalismo no debate contemporâneo; analisar as divergências sobre o alcance da liberdade e igualdade nas várias fases do liberalismo (liberalismo clássico, liberalismo moderno ou igualitário e libertarismo ou neoliberalismo) a partir das suas reinvenções e crises cíclicas do capitalismo que ensejam mudanças no grau de intervenção do Estado; debater as relações entre capitalismo e democracia e o advento de regimes democrático-autoritários; analisar os processos de democratização e desdemocratização no mundo; compreender o neoliberalismo no Brasil, o neo-sujeito como empresário de si e a implementação de uma agenda econométrica de austeridade fiscal, suas consequências para a flexibilização de direitos e para o aumento da exclusão e a desigualdade em um país estruturalmente assimétrico; discutir as críticas, vantagens e insuficiências da democracia liberal. Ademais, a disciplina pretende estimular os alunos à leitura rigorosa dos textos de apoio com análise crítica, à participação a partir do estímulo ao debate sério, além do desenvolvimento da habilidade de exposição oral (com a apresentação de plano de ensino correspondente), pesquisa e elaboração de artigo acadêmico.