Revelar como na obra e pensamento psicológico, existem diretrizes que são baseadas nas concepções e estudos de um ser humano de verdade, vivendo uma vida real ou um drama humano, em que a essência de sua natureza, são as relações sociais, ou como é chamada na abordagem histórico-cultural, as relações interpessoais, imersas na atividade e na comunicação. Que o ser humano não é um ser individualista, isolado, definido por características abstratas, universais e homogêneos, como professam as psicologias tradicionais que têm sido produzidas pelas condições que imperam no tipo predominante de sociedade em que vivemos. Objetivos Específicos: Mostrar os conteúdos de um nova psicologia de base materialista dialética e histórica. Analisar as possíveis razões que fazem as psicologias tradicionais e clássicas como abstratas, fragmentadas e mecanicistas, tendo pouco a ver com os seres humanos em seu vida reais. Encontrar as interconexões possíveis ou interdependências entre uma e outra psicologia, as psicologias tradicionais e as que lutam para ser uma nova psicologia. Mostrar de forma mais sistemática a existência dessas tendências e os problemas do ecletismo, o que isso implica que há uma real diversidade de ideias sobre as explicações da psicologia e da formação e constituição da subjetividade, do psiquismo ou da mente.