14. Objetivos: As disciplinas Composição (I a IV) dão continuidade à questões tratadas nas disciplinas Criação (I a IV). A ênfase é a prática da escrita musical, no entanto com maior foco em aspectos poéticos e na abordagem de conceitos que permeiam a prática da criação e invenção musical ao longo do séc. XX e XXI. Objetivos gerais: 1. dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica. 2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI. 3. Realização de projeto composicional em obra para conjunto instrumental livre, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.
|
||
15. Programa resumido: O curso trabalhará conceitos presentes no pensamento musical desde meados do séc. XX e presentes na música recente: tempo, imagem, repetição, energia, continuidade, gesto, figura, textura, reescrita e sua relação com as outras artes. Programa: 1. Aulas de acompanhamento e problematização de
projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo
que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais
de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor. 2.Aulas expositivas de análise de obras
diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais a
partir das diversas visões sobre a noção de imagem musical
e imagem de som. 3. A noção de Gesto musical: Berio, Ferneyhough,
Kululuka, Godoy 4. As outras artes como fonte de imagens para a
composição musical. John Cage, Xenakis, Paul Klee. |
- Docente: Silvio Ferraz Mello Filho