14. Objetivos: 

As disciplinas Composição (I a IV) dão continuidade à questões tratadas nas disciplinas Criação (I a IV). A ênfase é a prática da escrita musical, no entanto com maior foco em aspectos poéticos e na abordagem de conceitos que permeiam a prática da criação e invenção musical ao longo do séc. XX e XXI.

Objetivos gerais:

1. dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica.

2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI.

3. Realização de projeto composicional em obra para conjunto instrumental livre, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados.

 Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.

 

 

15. Programa resumido:

O curso trabalhará conceitos presentes no pensamento musical desde meados do séc. XX e presentes na música recente: tempo, imagem, repetição, energia, continuidade, gesto, figura, textura, reescrita e sua relação com as outras artes.

 

Programa:

1. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.

 2.Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais a partir das diversas visões sobre a noção de imagem musical e imagem de som.

3. A noção de Gesto musical: Berio, Ferneyhough, Kululuka, Godoy

4. As outras artes como fonte de imagens para a composição musical. John Cage, Xenakis, Paul Klee.