Embora não tenha a disciplina Criação como prerequisito, visto o curso ser concebido em módulos, as disciplinas Composição (I a IV) dão continuidade à questões tratadas. A ênfase a prática da escrita musical, no entanto com maior ênfase em aspectos poéticos e na abordagem de conceitos que permeiam a prática da criação e invenção musical ao longo do séc. XX e XXI.

Objetivos gerais de:

1. dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica.

2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI.

3. Realização de projeto composicional em obra para conjunto instrumental livre, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados.

 Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.

**********

O curso visa apresentar em teoria e prática noções de escrita musical contemporânea, com fundamentação histórica, funcional, estrutural, dinâmica, perceptiva e generativa. Além dos aspetos de poética composicional e composição como prática coletiva e individual. Os principais aspectos abordados serão:

Escritas do tempo na música do séc.XX

Escolha e construção (mise-en-forme) do material