Gerais:
Discutir criticamente os conceitos de ciência, de método científico, conhecimento científico, e das estratégias de coleta de dados (estratégias experimental, observacional e indireta) em Psicologia.
Específicos:
Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de:
- Conceituar ciência (e a Psicologia como tal), identificando suas funções, e estabelecer as diferenças entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento.
- Caracterizar a estratégia experimental, definindo-a e especificando as suas particularidades (tipos de delineamento, controle de variáveis, seu uso e suas limitações).
- Caracterizar a estratégia observacional, definindo-a e especificando seus limites em termos de fidedignidade e validade dos dados.
- Caracterizar a estratégia indireta, definindo-a e especificando todas suas particularidades.
- Caracterizar estratégias qualitativas de pesquisa, definindo-a e especificando sua utilização e seus limites.
- Discutir o uso dos diferentes tipos de estratégia em função do problema a ser estudado, estabelecendo limites para cada um e a adequação das estratégias em função da área de pesquisa.
- Problematizar e discutir a prática baseada em evidências na Psicologia.
- Docente: Andreia Schmidt