Gerais: Discutir criticamente os conceitos de ciência, de método científico, conhecimento científico, e das estratégias de coleta de dados (estratégias experimental, observacional e indireta) em Psicologia. Específicos: Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de: - Conceituar ciência (e a Psicologia como tal), identificando suas funções, e estabelecer as diferenças entre o conhecimento científico e outras formas de conhecimento. - Caracterizar a estratégia experimental, definindo-a e especificando as suas particularidades (tipos de delineamento, controle de variáveis, seu uso e suas limitações). - Caracterizar a estratégia observacional, definindo-a e especificando seus limites em termos de fidedignidade e validade dos dados. - Caracterizar a estratégia indireta, definindo-a e especificando todas suas particularidades. - Caracterizar estratégias qualitativas de pesquisa, definindo-a e especificando sua utilização e seus limites. - Discutir o uso dos diferentes tipos de estratégia em função do problema a ser estudado, estabelecendo limites para cada um e a adequação das estratégias em função da área de pesquisa. - Problematizar e discutir a prática baseada em evidências na Psicologia.