Preparo instrumental do educador para considerar sua atividade intelectual e reflexiva, considerando a dimensão da Ciência na sociedade e as tendências atuais na área de ensino de Ciências para propor, analisar e elaborar experimentos, materiais e espaços didáticos no ensino formal (como o laboratório escolar) e não formal de Ciências, conhecidos através de visitas didáticas a Museus e Exposições (excursões da disciplina) e, incluindo, ainda os espaços abertos pela tecnologia da informação. A disciplina visa contemplar questões relacionadas a gestão pedagógica, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, discutindo instrumentos de ensino utilizados em projetos pedagógicos, além do estudo sobre aplicação de técnicas e manejo de tempo, espaço e organização da classe, utilizando-se de recursos que possam motivar os alunos e contribuir para a aprendizagem. Associada a tais discussões encontram-se também análises sobre as formas de avaliar o processo de ensino-aprendizagem visando contribuir para o progresso do aluno. Contemplar atividades envolvendo a prática como componente curricular como a elaboração e análise de materiais didáticos aplicados a situações de ensino, junto a escola de educação básica, bem como a reflexão sobre a relação desses materiais com as disciplinas, envolvendo a elaboração de kits didáticos, jogos educativos, materiais para atividades práticas de laboratório, dentre outros, como também o planejamento e condução de seminários, focalizando materiais que contribuam para a instrumentação pedagógica. Realização de estágio supervisionado em escolas de educação básica.