O objetivo da disciplina é apoiar e incentivar o desenvolvimento de materiais didáticos que facilitem o ensino das técnicas agrícolas e conteúdos da área das ciências agrárias, que respeitam o ambiente e o meio sócio-cultural onde estas se inserem, dimensionando o trabalho do educador em seus vários ambientes da educação formal e não formal. Além disto, tem-se como objetivo instrumentalizar o educador de forma teórica e, principalmente, prática no uso das técnicas, experimentos e materiais para a educação em Ciências Agrárias, a fim de que seja capaz de elaborar, planejar o uso e utilizar os espaços pedagógicos e os materiais de ensino. Nas 60 horas de Prática como Componente Curricular (PCC) os alunos desenvolvem atividades que envolvem o contexto escolar, familiarizando-se com elaboração/adaptação/análise de materiais didáticos, seu uso e procedimentos de avaliação da aprendizagem, com base na estrutura curricular de disciplinas para futuro exercício da docência. Neste sentido, as 40h de Estágio supervisionado tem o objetivo de aproximar as experiências teóricas com a vivência das atividades práticas realizadas pelos alunos.