Capacitar o aluno a compreender: (a) os mecanismos responsáveis pelas funções vitais de movimento e locomoção, alimentação e nutrição, regulação da composição de água e sais nos compartimentos corpóreos e excreção de subprodutos do metabolismo, identificando os elementos estruturais e processos envolvidos, nos vários níveis de organização animal; (b) os ajustes associados ao modo de vida dos animais e a sua interação com o ambiente, a escala temporal em que ocorrem e o processo de adaptação fisiológica. Desenvolver habilidades relacionadas à preparação e apresentação de seminários e de materiais didáticos para a diferentes níveis de ensino, assim como de proposição de questões sobre temas atuais relacionados ao programa da disciplina. Estas atividades, realizadas em grupo durante os três módulos da disciplina, serão compostas pelas seguintes etapas: (a) conversas entre os docentes e os grupos acerca do conteúdo e da forma de preparação dos resumos, dos materiais didáticos, das apresentações e das questões relacionadas aos temas selecionados; (b) apresentação dos seminários e dos materiais didáticos para toda a turma com tempo reservado para discussão geral sobre os conteúdos e reflexão sobre as estratégias utilizadas. Tais abordagens buscam propiciar a aprendizagem e o aprimoramento de conteúdos da disciplina, assim como promover experiências de desenvolvimento de procedimentos particulares ao exercício da docência, para a qual são destinadas às horas de PCC.