Objetivos:

Proporcionar base para a solução de problemas matemáticos aplicados à Engenharia Agrícola e de Biossistemas, visando o aprimoramento de técnicas de análise, formulação de modelos e soluções, utilizadas no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

A aprendizagem é um processo essencialmente dinâmico, depende em grande parte da capacidade de estudo e das atividades desenvolvidas pelo próprio aluno, além da contribuição do professor. O desempenho do aluno deve ser avaliado em relação a uma escala de padrão de valores, incluindo o fator tempo, que não pode ser alterada em beneficio de um, para não acarretar em prejuízo aos demais. Como é norma fundamental a existência de condições de igualdade para todos os alunos, não serão considerados problemas particulares de qualquer espécie para dispensa ou alterações das atividades escolares como aulas, provas e trabalhos, salvo em casos especiais.

 

Justificativa:

O profissional da área da Engenharia Agrícola e de Biossistemas muitas vezes se depara com problemas de grau de complexidade relativamente elevada. A transformação de uma situação ou problema real em um modelo matemático e sua resolução se constitui numa eficiente ferramenta que permite fazer previsões, tomar decisões, explicar e entender os fenômenos físicos mais profundamente.

Programa resumido

1 - REVISÃO DAS DERIVADAS; 2- REVISÃO DAS INTEGRAIS; 3 - FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS: Funções de duas ou mais variáveis: definições. Derivadas parciais. Máximas e mínimas funções de várias variáveis. Operadores de Lagrange e otimização restrita. Diferenciais totais e suas aplicações. O método dos quadrados mínimos. 4 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS: Equações diferenciais. Definições, classificação e soluções. Equações diferenciais de primeira ordem: equações a variáveis separadas, equações a variáveis separáveis, equações homogêneas, equações lineares - variação dos parâmetros, equações diferenciais exatas - fatores integrantes, aplicações geométricas e físicas, outras aplicações de das equações de primeira ordem. Equações diferenciais lineares de segunda ordem, equações diferenciais lineares homogêneas de segunda ordem com coeficientes constantes, aplicações das equações diferenciais lineares de segunda ordem.