Objetivo: Desenvolvimento de produto para uma aplicação específica (a ser definida) utilizando sistemas embarcados, sensores e atuadores.

Créditos: 2 Aula, 2 Trabalho (6 horas semanais)

Grupos: de 2 a 3 alunos

Plataforma de desenvolvimento: placa da Freescale (Freedom Board FRDM KL25Z) fornecida pela Escola

Hardware adicional: sob responsabilidade dos alunos

Pré-requisitos para o curso: circuitos elétricos e eletrônica (teorias e laboratórios)

Metodologia: Inicialmente será dada uma base teórica simplificada sobre o funcionamento dos microcontroladores, as diferentes arquiteturas e seus principais periféricos. Em aula prática, os alunos poderão explorar o funcionamento do microcontrolador ARM-CORTEX-M0+ da Freedom Board, seus periféricos e a placa de desenvolvimento, utilizando a linguagem de alto nível em ambiente MBED e compilador online. Após este primeiro bloco, os alunos já terão possiblidade de iniciar o desenvolvimento do projeto.

Para auxiliar os alunos no projeto, alguns circuitos de interface entre sensores e atuadores serão analisados. Nesta parte do curso, o condicionamento de sinais de sensores assim como a eletrônica para controlar cargas e motores.

Em seguida, as limitações da linguagem MBED serão exploradas, utilizando exemplos práticos. O software Codewarrior da Freescale será utilizado para explorar o funcionamento do microcontrolador e seus periféricos, contrastando com o MBED. Nesta etapa, a programação será feita em um nível mais baixo, sendo que os alunos terão que configurar partes específicas do microcontrolador e dos periféricos. Para isso, uma abordagem mais profunda sobre a arquitetura e o funcionamento dos microcontroladores será necessário, assim como o de seus periféricos.