A disciplina “Instituições de Direito” pretende promover a interdisciplinaridade mediante um intenso diálogo entre os cursos de Direito e de Administração da Universidade de São Paulo.  Por meio dela, os alunos de Administração terão o seu primeiro contato acadêmico com alguns dos grandes problemas jurídicos da agenda econômica, política e social do País e do mundo.

 

As aulas serão desenvolvidas por meio de um conjunto de métodos de ensino: além de aulas expositivas, diálogo socrático, seminários, role-playing e problem based learning (PBL). É obrigatória a leitura prévia do material indicado no syllabus.

 

As monitorias, seminários e diálogos socráticos configuram tanto um método pedagógico destinado a auxiliar os alunos na compreensão do material didático (textos doutrinários e acadêmicos, teóricos e empíricos, legislação e jurisprudência do STF e STJ), quanto uma oportunidade para o aprofundamento e a problematização dos temas selecionados a partir de um prisma necessariamente diverso do tradicional, devido à peculiaridade de uma disciplina que apresenta conceitos e problemas jurídicos fundamentais para a formação de futuras lideranças no mundo dos negócios.