Objetivos Expor os conceitos econômicos relevantes que permitam a análise e a compreensão do funcionamento e desempenho dos mercados não perfeitamente competitivos (estruturas concentradas), e as estratégias das firmas nestes mercados, introduzindo alguns conceitos de teorias de jogos. O foco central da Organização Industrial refere-se, portanto, aos mercados imperfeitos (que se afastam do ideal competitivo), aos padrões de competição e estratégias entre as firmas, e as implicações para a política pública visando à maximização do bem estar da sociedade.Procurar-se-á incrementar a compreensão da causalidade entre as formas de organização dos mercados e os níveis de competição e eficiência dos mesmos; do impacto de mudanças na organização do mercado e do ambiente institucional sobre o seu nível de competitividade; além de desenvolver a capacidade de identificar as deficiências econômicas existentes nos mercados e a proposição de políticas para corrigi-las.Também explora a questão do crescimento e especialização da firma: integração vertical e verticalização. A globalização, com conseqüente aumento das fusões e aquisições, e o afastamento do Estado da economia reforçam o papel da política antitruste e das agências reguladoras, bem como a necessidade de convergência dos sistemas de regulação dos vários países, temas que também serão abordados no curso.