UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Gestão de Políticas Públicas

 

Disciplina: ACH3717 - Gestão de Custos no Setor Público

Objetivo:

Apresentar aos alunos do curso de Gestão de Políticas Públicas as razões para a gestão de custos no setor público e os conceitos básicos da contabilidade de custos de processos industriais e de prestação de serviços, com foco nos modelos de custeio, tendo em vista a necessidade de implementação de sistemas de custos em entidades do setor público, do governo e do terceiro setor. Pretende-se também, apresentar a atual situação da gestão de custos em entidades Públicas e/ou do Terceiro Setor, entidades estas que implementam Políticas Públicas, através de estudos de casos.

Programa: Conceitos básicos de custos; custos para controle; custos para decisão; casos de custos no setor público.

·                    A informação de custos e sua aplicação na gestão Pública

·                    Classificação e nomenclatura de custos

·                     Elementos de custos: MD - Materiais Diretos, MOD - Mão-de-obra direta e CIF - Custos Indiretos de Fabricação

·                    Custo-padrão e variações de M.D., M.O.D e C.I.F.

·                    Margem de contribuição e limitações na capacidade de produção

·                    Resultado econômico no setor público

·                    Estudos de casos de custos no setor público brasileiro

Metodologia:

O conteúdo será desenvolvido através de aulas expositivas, discussões de exercícios e de estudos de casos publicados em revistas científicas ou através de visita a organizações que se utilizam de sistemas de custos na gestão de suas atividades.

Avaliações:

Serão realizadas três avaliações no semestre: duas provas e um seminário. As provas serão aplicadas após o cumprimento de itens conceituais indicados no programa. O seminário será realizado sobre caso publicado em periódico ou livro ou sobre caso original desenvolvido pelos alunos. O caso, foco do seminário, deverá ter como objetivo a utilização da informação de custos na gestão de políticas públicas: o gestor e a finalidade da informação de custo e/ou resultado econômico.

Bibliografia:

CROZATTI, J; FUSTER, D. A. ; MARION, R. S. ; PANICO, T. A. . Mensuração do Resultado Econômico e do Custo Por Atividade no Terceiro Setor: um estudo de caso em creche de atendimento a filhos de catadores de materiais recicláveis em São Paulo. Revista Capital Científico (UNICENTRO), v. 10, p. 12-30, 2012

CROZATTI, J; SILVEIRA, A. S. ; PEREIRA, D. G. ; FERREIRA, T. S. . O custo ABC e o resultado econômico da escola pública como critério para avaliação de desempenho da gestão da educação. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, v. x, p. 1-17, 2012

DANTAS, J. M. M. ; CROZATTI, J . Implantação do sistema de custos no governo federal: percepção da maturidade das setoriais de custos. Cadernos de Finanças Públicas, v. 5, p. 221-264, 2014.

GUERREIRO, R. Gestão do Lucro. Atlas, São Paulo, 2006.

GUERREIRO, R. Estrutura de sistemas de custos para a gestão da rentabilidade. Atlas, São Paulo, 2011.

MACHADO, N. Sistema de informação de custo: diretrizes para a integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. ENAP, Brasília, 2005.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. Atlas, 10ª ed. São Paulo, 2010.

MAUSS, CV e SOUZA, MA. Gestão de custos aplicada ao setor público. Atlas, São Paulo, 2008.

REZENDE, F; CUNHA, A; BEVILACQUA, R. Informações de custos e qualidade do gasto público: lições da experiência internacional. RAP— Rio de Janeiro 44(4):959-92, jul./ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n4/v44n4a09.pdf.

SILVA, CAG ; CROZATTI, J. A Demonstração do Resultado Econômico na Gestão de Políticas Públicas: Avaliação da Aplicabilidade Pelos Auditores da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de São Paulo. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 5, p. 1-15, 2013.

SILVA, CAT. Custos no setor público. Ed. UnB, Brasília, 2007.

SLOMSKI, V; CARMARGO, GB; AMARAL FILHO, ACC; SLOMSKI VG. A demonstração do resultado econômico e sistemas de custeamento como instrumentos de evidenciação do cumprimento do princípio constitucional da eficiência, produção de governança e accountability no setor público: uma aplicação na Procuradoria Geral do Município de São Paulo. RAP. Rio de Janeiro 44(4):933-57, jul./ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n4/v44n4a08.pdf

STN – Secretaria do Tesouro Nacional. Sistema de Informação de custos. 2016. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/-/sistema-de-informacoes-de-custos?redirect=http% 3ª%2F%2Fwww.tesouro.fazenda.gov.br%2Fhome%3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dmaximized%26p_p_mode%3Dview%26_3_keywords%3Dcustos%26_3_struts_action%3D%252Fsearch%252Fsearch%26_3_redirect%3D%252F%26_3_y%3D16%26_3_x%3D23 .