Objetivos
O curso visa oferecer um espaço de reflexão ampliado sobre as artes da pesquisa antropológica, seus desafios e derivas, a partir dos projetos e experiências de investigação dos alunos, de modo a auxiliá-los, pela discussão integrada e comparada, em seus respectivos trabalhos. O objetivo central é realizar uma reflexão detida sobre procedimentos, recortes e escolhas analíticas, com o auxílio da troca de experiências entre pesquisadores provenientes dos mais variados campos e subespecialidades no interior da Antropologia.
A discussão coletiva se beneficiará da intervenção de um debatedor, previamente escolhido, e dos comentários dos demais alunos e da professora. Indicações bibliográficas serão feitas ao longo do curso, em função das questões colocadas pelos projetos e de dois nortes centrais que orientam a disciplina: 1. a variedade de formas e feitios da pesquisa antropológica e 2. a inseparabilidade entre teoria e método.
Justificativa
A ideia do curso nasceu de uma avaliação coletiva sobre a importância de espaço de discussão integrada e sistemática dos projetos de pesquisa dos alunos, distinto das orientações individuais e das discussões realizadas no interior dos grupos de pesquisa, que normalmente reúnem pesquisadores de uma mesma área.
Formas de avaliação
Trabalho individual e seminários, individuais e coletivos.
Observação
Obrigatório para alunos de antropologia Social, "Metodologia de Projeto" é oferecida no 1º semestre de 2015 apenas para os alunos de Mestrado, sendo "Metodologia de projeto II" destinada aos alunos de doutorado no segundo semestre. Observa-se ainda que esta disciplina será oferecida somente para os alunos de Pós-Graduação. Não serão aceitas inscrições de alunos de fora do PPGAS nem de alunos especiais.
- Docente: Fernanda Areas Peixoto