Este curso tem como objetivo fomentar os debates sobre a produção de material didático para o ensino e aprendizagem de línguas e sobre a formação docente, também nessa área, sendo ambos os aspectos abordados a partir da perspectiva da pedagogia pós-método (KUMARAVADIVELU, 1994; 2001; 2003; 2006a; 2006b). Em um primeiro momento, será estabelecido um debate em que se aborda a oposição entre a chamada era dos métodos (BROWN, 1996; SIBANDA, 2011) e a proposta de uma pedagogia embasada na noção de pós-método. No estabelecimento desta oposição, as críticas às limitações relativas à uma pedagogia baseada em métodos (LARSEN-FREEMAN; ANDERSON, 2011) destacam-se como elemento que oferece contesto propício para se pensar em uma pedagogia que vai além da noção de métodos enquanto construtos teóricos fechados a serem fielmente executados em sala de aula. Em seguida, serão abordados com profundidade os aspectos essenciais da Pedagogia Pós-método. Os debates giram em torno dos parâmetros da particularidade, da praticabilidade e da possibilidade (KUMARAVADIVELU, 2001) e, ainda, da utilização de quadros teóricos de referência, coerentes e compreensíveis, competíveis com o estado atual do conhecimento, que possam guiar aspectos importantes das atividades de sala de aula e de ensino de L2 (KUMARAVADIVELU, 2006b), incluindo a produção de material didático. Nesse sentido, a adoção de critérios para a produção de material didático ad hoc, em oposição à repetição de repertórios prontos (TOMLINSOM, 2012; CAN, 2011), coloca-se, neste curso, como característica marcante dessa atividade em uma perspectiva pós-método. Dar-se-á continuidade à disciplina, abordando-se o conceito de Material Didático Virtual Livre (SOUZA, 2016) – bem como seus componentes fundamentais: suporte (FARIA, 2011), licença de uso (SILVEIRA, 2004) e relação com a cultura livre (LESSIG, 2004) – uma vez que reflete, em essência, os pressupostos teóricos da pedagogia pós-método (SOUZA, 2016). Na parte final do curso, será apresentada e discutida, em forma de relato de pesquisa, a aplicação de materiais didáticos de natureza virtual e livre nos contextos de ensino e aprendizagem de italiano no CEL do estado de São Paulo e de português como língua de acolhimento em um projeto de assistência a refugiados e apátridas na grande Belo Horizonte (SOUZA, 2017). Será discutido, ainda, o aspecto da formação de professores a partir da perspectiva da pedagogia pós-método. Além do modelo KARD (KUMARAVADIVELU, 2012), será analisada a metodologia de formação docente empregada na disciplina “atividades de estágio: italiano”, da FFLCH/USP, em que a pedagogia pós-método, de caráter reflexivo, é empregada.