Objetivos Gerais O curso se apoia na compreensão dos conceitos de pensamento reflexivo (DEWEY, 1933) e consciência crítica (FREIRE, 1979) para discutir e avaliar sua pertinência no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras na atualidade, no contexto específico da formação de estudantes da educação básica. Partindo da análise de diferentes métodos e abordagens de ensino, bem como de documentos oficiais com impacto no currículo escolar (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Curricular Comum), o curso discutirá as teorias de aprendizagem que os embasam, a fim de avaliar em que medida estes valorizam a formação crítico-reflexiva dos estudantes. Desse modo, os participantes poderão avaliar o potencial dos materiais didáticos vinculados a esses métodos e abordagens, de contribuir como instrumentos de mediação (VYGOTSKY,1930/1998) do desenvolvimento da consciência crítica e do pensamento reflexivo dos estudantes. Objetivos específicos Ao final do curso, espera-se que o aluno possa: • compreender os conceitos de consciência crítica, pensamento reflexivo e mediação e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na Educação Básica; • identificar os princípios teóricos e os objetivos propostos para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em diferentes épocas e de forma relacionada com diferentes métodos e abordagens de ensino; • analisar e identificar, em diferentes amostras de material didático (impresso e digital), o potencial para o desenvolvimento da consciência crítica e do pensamento reflexivo do estudante.