Este curso, eminentemente interdisciplinar no âmbito da Universidade de São Paulo, pretende apresentar aos pós-graduandos de Letras e das Áreas da Saúde uma introdução ao estudo das narrativas na interface da literatura com a área médica, a partir do ponto de vista dos estudos literários, da análise da narrativa e dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Serão discutidos conceitos fundamentais da epistemologia médica, da teoria literária, dos estudos comparados e da hermenêutica filosófica e literária como métodos de estudo das narrativas em questão. Textos narrativos ficcionais e não ficcionais relacionados a doenças e à medicina serão interpretados enquanto poéticas narrativas, per se e em suas intersecções com a filosofia, a linguística, as artes e os estudos que relacionam literatura e humanidades com a medicina e o cuidado em saúde. Também se constituirão como objeto de reflexão produções narrativas em outras linguagens além da verbal, como o cinema e os quadrinhos. A disciplina constitui-se como iniciativa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Faculdade de Medicina (FMUSP) e do Grupo de Estudos em Narrativa e Medicina da Universidade de São Paulo (GENAM-USP), com os seguintes objetivos: 1. orientar os estudantes para a análise e interpretação dos diferentes tipos de narrativas ficcionais e não-ficcionais, em especial as produzidas na interação paciente-médico-doença, buscando uma compreensão mais profunda e abrangente desses textos a partir dos vínculos que estabelecem entre discurso e representação da realidade e entre literatura, linguagem e verdade; 2. aprimorar as práticas de saúde pela via da literatura, verticalizando-se, por uma abordagem eminentemente literária, a apreciação do ato clínico enquanto produtor de discursos e de conhecimento sobre o outro e sobre a realidade por meio da linguagem, e não apenas por meio do discurso tecnocientífico; 3. ampliar o conhecimento teórico e prático das relações entre medicina e narrativa no Brasil; 4. fundamentar o estudo da literatura como forma de conhecimento e discutir a chamada “humanização literária” enquanto conceito e enquanto prática.