A disciplina tem como objetivo apresentar, analisar e discutir (i) as atuais abordagens metodológicas na área da didática de línguas estrangeiras com enfoque na perspectiva acional e nas mudanças ocorridas com o advento da internet, (ii) a formação do professor de línguas para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem, com ênfase nas noções de competência, capacidade e habilidade e nas funções de mediação e interação que desempenha em diferentes contextos online; (iii) os diferentes gêneros digitais e as competências de leitura e produção de textos em contextos online (iv) o conceito de multimodalidade (v) a formação do professor para a concepção de instrumentos de avaliação e auto-avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. Para tanto, pretende-se discutir as questões teórico-metodológicas atuais no âmbito da Didática do Francês Língua Estrangeira (FLE), a formação por competências, considerando a abordagem acional para o ensino de línguas como um dos elementos essenciais presentes na elaboração e realização de programas de ensino e práticas pedagógicas em contextos online. Ademais, serão estudadas questões centrais relacionadas à formação do professor de línguas em ambientes online e sua atuação em situações de interação e mediação.