1) oferecer um panorama da área de letramento acadêmico e das perspectivas que lidam com o tema 2) comparar as perspectivas textuais (linguística de corpus, gêneros textuais), sociológicas (academic literacies), geopolíticas (Canagarajah,2002 a e b) e sócio-histórico-culturais e da atividade (Lewis; Enciso; Moje,2007; Ferreira,2011; Russel,1997,2009) em relação ao tema do letramento acadêmico. 3) Introduzir o aluno aos estudos do letramento acadêmico tanto nos aspectos teóricos quanto metodológicos de suas pesquisas. 4) enfatizar a contribuição da perspectiva sócio-histórico-cultural e da atividade para os estudos do letramento acadêmico através da abordagem dayvdoviana (Davydov,1988 a,b,c,d) (também conhecido como ensino desenvolvimental) – uma pedagogia baseada em princípios da teoria da atividade (Leontiev, 1978, 1981) – e das teorizações sobre prática social de Chaiklin (2011,2012). Essa contribuição irá ressaltar o caráter dialético, transformador, e portanto crítico, dessa perspectiva face aos problemas nos quais se propõe intervir.