Apresentar algumas reflexões filosóficas de Wittgenstein presentes nas suas obras Investigações Filosóficas e Sobre a Certeza, entre outros de seus escritos, com o intuito de esclarecer alguns equívocos nos atuais discursos educacionais que se fundamentam em epistemologias de natureza metafísica, realista ou idealista, as quais têm como denominador comum o pressuposto de que a significação conceitual é extralinguística, localizando-se em um mundo ideal, em estruturas mentais do indivíduo ou na experiência empírica. Esse esclarecimento não tem como objetivo propor novas teorias educacionais no lugar das já existentes, mas o de evitar diretrizes educacionais tanto  teóricas como práticas de natureza dogmática, as quais passam a determinar os modos como devem ocorrer as relações entre professor e aluno, a avaliação escolar, quais métodos de ensino devem ser empregados, a partir de crenças tais como: a da existência de uma única racionalidade a priori no indivíduo, o emprego de critérios utilitaristas como fundamentos de verdades a serem descobertas pela criança, a existência de supostos processos mentais em desenvolvimento que antecedem a linguagem, entre outras interpretações unilaterais do processo do conhecimento.