A disciplina busca trazer elementos teórico-práticos para a atuação de um gestor de políticas públicas frente a uma problemática, buscando enfrentá-la por meio da elaboração de projetos. Será abordada técnicas e métodos de elaboração e avaliação de projetos com o objetivo de maximizar o desempenho das organizações do setor público governamental e não governamental. 

Com o atual cenário de emergência climática, é necessária a reflexão interdisciplinar dos discentes do curso de Gestão de Políticas Públicas acerca das dimensões humanas das mudanças climáticas e a importância da atuação por meio da elaboração de projetos para o enfrentamento das mudanças climáticas e seus efeitos na escala local. 

Introduzir os conceitos e técnicas de elaboração e avaliação de projetos, com ênfase nas organizações do setor público, para construção de projetos que avancem no endereçamento da Justiça Climática no município de São Vicente. O conceito de Justiça Climática aborda as múltiplas dimensões das vulnerabilidades presentes no cotidiano das populações historicamente mais fragilizadas; onde a intersecção entre os marcadores de classe, gênero e raça se sobressaem.