A disciplina tem dois objetivos centrais:

  1. Refletir sobre as principais questões relacionadas às TICs como objeto de políticas públicas. Falar de TIC desse ponto de vista implica adotar uma visão intersetorial e multidimensional. As políticas de TIC são um corpo de políticas setoriais, transversais e intersetoriais cuja articulação faz-se necessária para que o máximo de impacto seja produzido. A disciplina tratará das políticas envolvidas não como políticas isoladas, e tomará essa necessidade de articulação como pressuposto das reflexões. Serão estudados os requisitos, desafios e dificuldades para a ação do Estado como promotor de políticas de TICs, considerando-se os aspectos econômicos, políticos e sociais, e os conflitos, tensões e disputas envolvidos.

  2. Possibilitar aos estudantes desenvolverem competências na construção de estratégias para fortalecimento das ações do governo baseado em dados. Entende-se que o contexto tecnológico, econômico e social traz novos desafios para o governo, que deve construir capacidades com relação à tecnologia que possibilitem que se posicione como um governo aberto e baseado em dados, sem perder seu protagonismo como instrumento da sociedade para a construção da democracia, da justiça e para o combate à desigualdade.