Desde a década de 1980, o debate sociológico internacional vem recorrendo – e com vigor sempre crescente - às categorias de espaço e tempo em conjunto para conceituar processos sociais de natureza e alcance históricos (primeiro a chamada modernidade e, mais recentemente, a globalização). E mais recentemente inclui em tais reflexões a dimensão espacial desses mesmos processos (o que se expressa em preocupações com a chamada produção/construção social/constituição do espaço). Em face de tal característica do pensamento sociológico, esta disciplina visa a oferecer às/aos estudantes de pós-graduação subsídios teóricos e metodológicos para se integrarem de modo criativo no debate. O objetivo geral é capacitá-las/os a estranhar sociologicamente as dimensões espacial e temporal da vida social nos mais diversos contextos – quer locais, regionais, nacionais ou globais -, mas sempre com um olhar contrapontístico sensível em particular a especificidades teóricas e metodológicas do debate sociológico sobre o Brasil da década de 1930 em diante. No intuito de realizar esse objetivo geral, a disciplina persegue três objetivos específicos: - familiarizar as/os estudantes com as principais vertentes do debate teórico sobre as relações entre espaço e tempo na história da sociologia; - familiarizar as/os estudantes com quatro abordagens teóricas distintas e internacionalmente influentes que o pensamento sociológico desenvolveu a partir dos anos 1950 para enfrentar metodologicamente as relações entre tempo e espaço; - aproximar as/os estudantes, por referência a tal debate, de especificidades teóricas e metodológicas da história da sociologia no Brasil a partir dos anos 1930, no que se refere ao modo de mobilizar (ou não) espaço e tempo em conjunto para compreender sociologicamente processos sócio-históricos e socioespaciais no país.