Objetivos: O Curso visa introduzir os alunos ao conhecimento das principais transformações ocorridas nas artes visuais na Europa e no continente americano, no período a partir do Impressionismo até os dias de hoje, destacando a contribuição de artistas, teóricos e críticos, em diálogo com o desenvolvimento histórico da arquitetura e das outras artes.


CRONOGRAMA

Aula 1.

19 de agosto

O Impressionismo e a cidade moderna – Parte I


Aula 2.

26 de agosto

O Impressionismo e a cidade moderna – Parte II

Texto 1:

BAUDELAIRE, Charles. “Os olhos dos pobres” e “Perda da auréola”, in O spleen de Paris. Rio de Janeiro: Imago, 1995, pp. 83-85 e 137-138.


Aula 3.

02 de setembro

As fontes do século XX: Gauguin, Van Gogh e Cézanne

Texto 2:

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 109-134

 

Aula 4.

16 de setembro

Fauvismo e Cubismo

Texto 3:

ALAIN-BOIS, Yves. “A lição de Kahnweiler”. In: A pintura como modelo. São Paulo: Martins Fontes, 2019, pp. 81-120

Filmes:

Anton Giulio Bragaglia, Fotodinamismo Futurista (1913)

Filmes: Luciano Emmer, Picasso (1954)

Georges Clouzot, O Mistério de Picasso (1955)

 

 

 

Aula 5.

23 de setembro

Vanguardas construtivas – Parte I

Texto 4:

ARGAN, Giulio Carlo. “A vanguarda russa”. In: Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 324-330.

Texto 5:

BOIS, Yve-Alain. “A ideia do De Stijl”. In: A pintura como modelo. São Paulo: Martins Fontes, 2019, pp. 123-146.

Filmes:

Lutz Becker, Malevich Suprematism

 

Aula 6.

30 de setembro

Vanguardas construtivas – Parte II

Texto 6:

ARGAN, Giulio Carlo. “Arquitetura e arte não figurativa”. In: Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2004, pp. 137-148

Texto 7:

MONDRIAN, Piet. “A realização do Neoplasticismo no futuro distante e na arquitetura de hoje”. In: Neoplasticismo na pintura e na arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 127-144.

Filmes:

Viking Eggeling, Simphonie Diagonal (1924)

 

Aula 7.

7 de outubro

Dada, Metafísica e Surrealismo

Texto 8:

KRAUSS, Rosalind. “Formas de ready-made: Duchamp e Brancusi”. In: Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 85-126

Filmes:

Luis Buñuel, Salvador Dali, Un chien andalou (1929)

Marcel Duchamp, Anemic Cinema (1926),

 

Aula 8.

14 de outubro

Movimentos construtivos no Brasil

Texto 9:

KAMITA, João Masao. “Arquitetura Moderna e Neoconcretismo: uma experiência da geometria”. In: 8o. SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL. Rio de Janeiro: 2009

 

Aula 9.

21 de outubro

Expressionismo Abstrato, Art Brut e Neodadá

Texto 10:

KUDIELKA, Robert. “Abstração como síntese: o sentido da contraposição na pintura de Piet Mondrian e Jackson Pollock”. In: Novos Estudos n. 51. São Paulo: Cebrap, 1998, pp. 15-35

Filmes:

Hans Namuth, Jackson Pollock (1950)

Robert Rauschenberg, Bed, 1955

https://www.youtube.com/watch?v=tvpp2lAD9iY&t=201s

 

28 de outubro

Não haverá aula. Recesso de Consagração ao Funcionário Público

 

Aula 10.

04 de novembro

Neovanguardas contraculturais no “Brasil-Diarreia”

Texto 11:

WISNIK, Guilherme. “Espaço público em fuga: arte e arquitetura brasileiras na virada dos anos 1960s”. In: Poiésis n. 20 – Revista do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2012.

Filmes:

Ivan Cardoso, HO (1979)

Zé Celso fala sobre a obra de Hélio Oiticica (2010)

 

Aula 11.

11 de novembro

Pop Art e Novo Realismo

Texto 12:

ÁBALOS, Iñaki. “Warhol at the Factory: das comunidades freudiano-marxistas ao loft nova-iorquino”. In: A boa-vida. Barcelona: Gustavo Gili, 2001, pp. 109-137

Filmes:

Godfrey Reggio - Koyaanisqatsi, Filme, 1982.

 

* Entrega do fichamento comparativo de dois ou mais textos (no drive)

 

Aula 12.

18 de novembro

Arte Povera e Joseph Beuys

Texto 13:

ANTOINE, Jean Philippe. “Eu não trabalho com símbolos. Joseph Beuys, a experiência e a construção da lembrança”. In: Arte & Ensaios n. 19. PPGAV-EBA-UFRJ, 2009, 169-181

Filmes:

Como explicar imagens para uma lebre morta (1965)

 

Aula 13.

25 de novembro

Minimalismo, Arte Conceitual

Texto 14:

KRAUSS, Rosalind. “O Duplo Negativo: uma nova sintaxe para a escultura”. In: Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp. 291-343

Filmes:

Steve Reich - Música para 18 músicos:

 

Aula 14.

02 de dezembro

Land Art, Arte Urbana e o Site Specific

Texto 15:

SMITHSON, Robert. "Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey" (1967). In: Arte & Ensaios n. 19, PPGAV-EBA-UFRJ, 2009, 162-167

Texto 16:

KWON, Miwon. "Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity" (1997). In: Arte & Ensaios n. 17, PPGAV-EBA-UFRJ, 2008, 166-187

 

Aula 15.

09 de dezembro

* Entrega da Monografia analítica ou trabalho artístico (no drive)

 

16 de dezembro

Semana de TFG

                       

Método de Avaliação O aproveitamento será avaliado por meio de um fichamento comparativo entre 2 ou mais textos do curso (30% da média) e uma monografia final ou trabalho artístico (em mídia a escolher) sobre algum dos temas (artistas, movimentos) tratados no curso (70% da média). Todas as entregas deverão ser feitas digitalmente na pasta Google Drive do curso.