A escolha dos instrumentos de políticas públicas e seus parâmetros quanto aos processos de produção e apropriação tecnológicas estão diretamente relacionadas com o projeto de desenvolvimento de uma sociedade. É, portanto, a partir do projeto de desenvolvimento (em suas dimensões culturais, ecológicas, econômicas, políticas e sociais) ou de sua ausência e de um conjunto de instrumentos que são constituídas as políticas públicas. Essas relações serão exploradas ao longo do curso. No curso também serão exploradas as diferentes perspectivas de desenvolvimento bem como suas críticas mais contemporâneas.

 

Objetivos:

·         Possibilitar aos alunos entender os principais “sentidos” atribuídos à idéia de desenvolvimento, principalmente a partir do período pós 1945, bem como as críticas a eles direcionadas;

·         Apresentar as principais abordagens específicas sobre desenvolvimento local e desenvolvimento territorial;

·         Apresentar o debate sobre Ciência e Tecnologia articulado com os projetos de desenvolvimento das nações;

·         Discutir a ideia de tecnologia apropriada;

·         Introduzir a dimensão ecológica (muitas vezes reduzida à sustentabilidade) dos processos de desenvolvimento, articulando-a especialmente com a dimensão tecnológica;

·         Possibilitar aos alunos entenderem o debate acadêmico recente sobre políticas públicas de promoção do desenvolvimento.