A disciplina investiga as relações entre design, arquitetura, arte e cidade no mundo contemporâneo, à luz das profundas transformações trazidas pela emergência da cultura de massas, da sociedade de consumo e da era informacional.

A partir de temas gerais de reflexão, trata das transformações da cultura urbana a partir de meados do século XX, com o período inaugurado pela denominada Terceira Revolução Industrial, enfatizando as questões que emergem na atualidade a partir da consolidação da Quarta Revolução Industrial.

Neste contexto, o caráter questionador, reflexivo e interpretativo inerente às expressões e instituições artísticas, oferece um ponto de vista privilegiado para uma avaliação crítica das configurações dos sistemas de objetos e de informações que configuram materialmente a cidade contemporânea e sua cultura. Novas formas de expressão, produção, exposição e consumo artístico integram esse mundo definido pela estetização de todas as esferas da vida cotidiana e pelas redes comunicacionais. A disciplina elege as transformações e respostas apresentadas pelo universo da arte como eixo de análise e interpretação preferencial da cultura urbana contemporânea.