Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
A disciplina tem como objetivo a recepção e introdução do ingressante à vida universitária (etapa de Prevenção/Precaução) como subsídio às outras disciplinas que iniciam com a \"etapa de adaptação\". O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos como um instrumento auxiliar no planejamento de sua vida acadêmica durante todo o curso
- Docente: Evaristo Marzabal Neves
- Docente: Roberto Arruda de Souza Lima
1) Proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico-científico, com a realização de um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso;
2) Acelerar a maturidade profissional do graduando em Engenharia Agronômica através de um trabalho de caráter profissional, sob orientação de um docente da ESALQ. Por \"caráter profissional\"; entende-se que o TCC apresenta nível técnico-científico compatível com a atividade dos Engenheiros Agrônomos em exercício na sociedade brasileira; e
3) Consolidar o perfil acadêmico e profissional do aluno em final de Curso.
- Docente: Casimiro Dias Gadanha Junior
Proporcionar ao ingressante uma visão geral, mundial e do Brasil de agricultura, agronegócio e Engenharia Agronômica. Oferecer ao aluno informações a respeito de sua formação, perfil profissional, atribuições e mercado de trabalho. Permitindo o estabelecimento de uma agenda preliminar e um planejamento curricular de acordo com sua metas.
- Docente: Gerhard Bandel
- Docente: Jose Otavio Machado Menten
- Docente: Roberto Arruda de Souza Lima
Complementar a formação e o aprimoramento acadêmico do estudante constituindo uma oportunidade para aquisição de experiência pré-profissional. Proporcionar ao estudante a oportunidade de vivenciar a prática diária de sua profissão.
- Docente: Daiana Bampi
Oferecer aos alunos conhecimentos atualizados sobre Zoologia Aplicada à Engenharia Agronômica e Florestal, portanto enfatizando os grupos animais e as espécies mais importantes ocorrentes no ambiente rural.
- Docente: Alexandre Reis Percequillo
- Docente: Italo Delalibera Junior
- Docente: Mario Massayuki Inomoto
- Docente: Raphael de Campos Castilho
Fortalecer as capacidades individuais e colaborativas dos alunos para identificar problemas e necessidades, desenvolver hipóteses sólidas, coletar e analisar informações significativas em um ambiente do mundo real, utilizando processo colaborativo para desenvolver soluções para o sistema agroalimentar com uma visão sistêmica.
- Docente: Alan Giovanini de Oliveira Sartori
- Docente: Eduardo Eugenio Spers
- Docente: Lucilio Rogerio Aparecido Alves
- Docente: Paula Porrelli Moreira da Silva
- Docente: Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
Proporcionar ao ingressante uma visão geral, mundial e do Brasil de agricultura, agronegócio e Engenharia Agronômica. Oferecer ao aluno informações a respeito de sua formação, perfil profissional, atribuições e mercado de trabalho. Permitindo o estabelecimento de uma agenda preliminar e um planejamento curricular de acordo com sua metas.
- Docente: Gerhard Bandel
- Docente: Jose Otavio Machado Menten
- Docente: Roberto Arruda de Souza Lima
Capacitar os alunos para a realização do trabalho de conclusão que contemple a síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso visando seu aprimoramento técnico-científico e a consolidação do perfil acadêmico e profissional pela experimentação e solução de problemas.
- Docente: Eduardo Eugenio Spers
1) Proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico-científico, com a realização de um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso;
2) Acelerar a maturidade profissional do graduando em Engenharia Agronômica através de um trabalho de caráter profissional, sob orientação de um docente da ESALQ. Por \"caráter profissional\"; entende-se que o TCC apresenta nível técnico-científico compatível com a atividade dos Engenheiros Agrônomos em exercício na sociedade brasileira; e
3) Consolidar o perfil acadêmico e profissional do aluno em final de Curso.
- Docente: Eduardo Eugenio Spers
1. Proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico‐científico, com a realização de um
trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso;
2. Acelerar a maturidade profissional do Graduando em Gestão Ambiental através de um
trabalho de caráter profissional, sob orientação de um docente do referido curso. Por “caráter
profissional” entende‐se que o TCC apresenta nível técnico‐científico compatível com a
atividade dos Gestores Ambientais; e
3. Consolidar o perfil acadêmico e profissional do aluno em final de Curso.
- Docente: Eduardo Eugenio Spers