Ciências Florestais
Este programa visa proporcionar ao futuro Engenheiro Agrônomo os conhecimentos básicos para o cultivo e o aproveitamento de árvores e a conservação de ecossistemas florestais em propriedades voltadas para a produção agrícola. O plantio de árvores pode contribuir significativamente para uma melhor conservação dos solos, recursos hídricos e biodiversidade e, ainda, para aumentar a produtividade dos atuais sistemas de produção. Para tratar do aproveitamento apropriado dos recursos florestais, esta disciplina aborda, também, aspectos relacionados à utilização da madeira na propriedade agrícola.
Capacitar os alunos para conceber, implantar e conduzir projetos de silvicultura de espécies nativas dentro de uma abordagem integrada dos aspectos ecológicos, legais, econômicos e sociais.
1) Contextualizar os principais problemas ambientais da atualidade ligados à atividade profissional do biólogo, 2) capacitar o aluno na busca por soluções efetivas para os problemas ambientais ligados aos principais temas da ecologia aplicada, tais como, conservação biológica, mudanças globais, manejo de habitat e de fauna, restauração ecológica, manejo de pragas e doenças, dentre outros, 3) oferecer ao aluno meios para desenvolver os temas de estudo propostos, a partir de uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas e 4) Instigar o aluno a desenvolver um pensar crítico frente aos problemas ambientais da atualidade, motivando-o na busca por conhecimento adicional fora da sala de aula, com apoio de colaboradores (tutores) especialistas nos temas propostos.
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos referentes à química dos constituintes lignocelulósicos e nãolignocelulósicos presentes na madeira e outros componentes arbóreos, introduzindo questões ligadas às suas obtenções, processamentos e aplicações, envolvendo os campos dos bioprodutos e da bioenergia.
O curso propõe um conjunto de procedimentos, e apresenta ferramentas, que permitem aos pesquisadores tratar os dados de forma aberta e reproduzível. O objetivo é desenvolver trabalhos científicos que permitam a qualquer pessoa compreender e replicar as etapas de uma análise, replicando-as novamente. A produção de resultados científicos reproduzíveis e abertos, e o uso de fluxos abertos de trabalho, permitem o compartilhamento de análises e a colaboração com outras pessoas, bem como a publicação aberta de dados e fluxos de trabalho para uma melhor disseminação do conhecimento científico.
O objetivo geral do curso é o de prover futuros engenheiros florestais, gestores ambientais e economistas com os conhecimentos básicos de economia e de planejamento através de aplicações na área de recursos florestais. Além da produção e consumo de produtos florestais, ênfase será dada ao uso racional de recursos produtivos e aos critérios de avaliação de projetos florestais. Após a conclusão do curso, espera-se que o aluno: a) domine os conceitos básicos da economia suficientes para compreender as forças que determinam a oferta e a demanda de produtos e serviços de origem florestal; b) possa aplicar os conceitos básicos da teoria da produção para determinar níveis economicamente ótimos dos fatores de produção; e c) saiba aplicar as técnicas básicas de avaliação de projetos na análise de empreendimentos florestais.
Prover meios para aumentar os conhecimentos dos alunos sobre os processos de auditoria e certificação ambiental (Forest Stewardship Council (FSC), Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC), série International Organization for Standardisation (ISO) 14000) e outras certificações e verificações de sustentabilidade.
1. Demonstrar ao aluno argumentação técnica que justifique a importância das áreas naturais protegidas na preservação dos recursos naturais renováveis. 2- Apresentar ao aluno as diferentes modalidades de manejo de unidades de conservação, capacitando-o para identificar as atividades e usos que podem ou não ser desenvolvidos em cada modalidade. 3- Apresentar ao aluno a função do planejamento de áreas naturais protegidas e familiariza-lo com a sua aplicação no fornecimento de oportunidades recreativas, educacionais e científicas. 4- Capacitar o aluno para planejar programas de uso público para áreas protegidas. 5- Contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e criativa para o manejo adequado das áreas naturais, criando condições para o uso adequado dos seus recursos naturais e culturais.
- Estimular e apoiar os participantes a desenvolverem conhecimentos no campo da educação e sobre o papel e possibilidades das IES (Instituições de Ensino Superior); - Proporcionar vivências, reflexões e análises sobre práticas docentes universitárias em distintas áreas de conhecimento; - Contribuir para os participantes elaborarem propostas de cursos que possam ser realizados em sua vida profissional.