Adm Escolar e Economia da Educação

Essa disciplina objetiva mostrar a atualidade e originalidade da Teoria de Paulo Freire frente às perspectivas atuais da educação, sua teoria do conhecimento e, às questões da aprendizagem, enfocando quatro de suas intuições mais originais: a ênfase nas condições de conhecimento do ato educativo; a defesa da educação como ato dialógico; a noção de ciência aberta às necessidades populares; e o planejamento comunitário e participativo.

Essa disciplina objetiva ainda mostrar a atualidade, da sua teoria epistemológica que parte das necessidades reais e não de categorias abstratas, baseado em quatro passos consecutivos: ler o mundo, que necessita do cultivo da curiosidade; compartilhar o mundo lido, que necessita do diálogo; a educação como ato de produção e reconstrução do saber; a educação como prática da liberdade.

Finalmente, esse curso se propõe trabalhar as consequências que a aplicação de suas ideias pedagógicas podem ter e estão tendo na Prática, não apenas em termos de gestão da política educacional e escolas, mas em projetos e práticas comprometidas com uma pedagogia da educação cidadã.

Geral: Analisar alguns dos elementos conceituais, legais, políticos e processuais que compõem o financiamento da educação básica no Brasil. Específicos: Discutir uma concepção de Estado e seus mecanismos de formação e de apropriação do fundo público no Brasil, por meio de análise de execução orçamentária; Discutir as mudanças recentes no financiamento da educação, em especial a políticas de fundos (Fundef e Fundeb); Apresentar e analisar a Lei de Responsabilidade Fiscal e suas implicações para a educação; Apresentar noções básicas sobre o cálculo dos custos educacionais e implicações destes para as políticas educacionais, em particular o custo-aluno qualidade; Apresentar e discutir o financiamento da educação nos PNEs e nos documentos que os fundamentaram; Analisar aspectos da remuneração docente de redes públicas no Brasil; Apresentar e analisar as emendas constitucionais recentes: EC 59/09 e EC 95/16 e suas implicações para a educação; Apresentar e analisar as decorrências do Novo Fundeb Permanente, estabelecido pela EC 108/2020 e pela lei 14.113/2020 e outras recentes. Relacionar alguns dos elementos do financiamento da educação com os que compõem a gestão democrática do ensino público, analisando propostas e práticas efetivas no setor educacional, em especial, os CACS.

Espaço virtual da disciplina FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO. Aqui vocês terão acesso a todos os materiais do curso e às orientações para as atividades. Também neste espaço teremos fóruns para a debater dúvidas e aprofundar reflexões.

Nossas AULAS SEMANAIS ocorrerão às QUARTAS-FEIRAS, DAS 19:30 ÀS 23:00 (SALA 149B).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTRACLASSE será às QUARTAS-FEIRAS, DAS 19:00 ÀS 19:30 (SALA 209A), mas pode ser flexibilizado a depender da demanda.

Em caso de dúvidas mais específicas, não hesitem em me enviar mensagem pessoal pelo Moodle ou em escrever para fernandocassio@usp.br.

Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. A parte prática da disciplina consiste em leituras orientadas, pesquisas bibliográficas, preparação e aplicação de questionários e entrevistas, análises de bases educacionais e também em viagens didáticas e visitas técnicas às escolas para propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. A parte prática da disciplina consiste em leituras orientadas, pesquisas bibliográficas, preparação e aplicação de questionários e entrevistas, análises de bases educacionais e também em viagens didáticas e visitas técnicas às escolas para propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade.
• Compreender o Pensamento Africano como um conjunto de saberes formais transmitidos tanto através da escrita quanto pela Tradição Oral e empregado para interpretar os fenômenos sócio-históricos, políticos, econômicos e culturais concernentes aos diversos povos em África e na Diáspora; • Discutir de modo introdutório epistemologias e ontologias outras deslocando as perspectivas ocidentais do centro dos debates, e recolocando o pensamento africano como eixo orientador para a compreensão das particularidades sobre a população negra africana e da diaspórica; • Promover debates e aprendizados a partir de perspectivas educacionais antirracistas, pluriversais e inclusivas que envolvam abordagens de autores e autoras africanos/as e da diáspora sobre Afrocentricidade, Estudos Afrogênicos e Afrofuturismo.
Apresentar e discutir dimensões da história e cultura afro-brasileira e indígena na forma de subsídios para a atuação futura de pedagogas e pedagogos na implementação da educação para as relações étnico-raciais numa perspectiva intercultural, combate ao racismo, reconhecimento e valorização de possibilidades de educação para além do modelo escolar ocidental. A partir de um conjunto de ferramentas-conceitos e aspectos de história e cultura das populações africanas, afro-brasileira e indígena, objetiva-se a consecução dos dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei 9.394/2016, art. 26, 26-A e 79-B) na promoção de uma educação multicultural que respeite as diferenças étnicas e raciais, com vistas a superação de todas as formas de discriminação e preconceitos. Realizar viagens didáticas para espaços de educação formal e não formal relacionados à temática africana, afro-brasileira e indígena.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. A parte prática da disciplina consiste em leituras orientadas, pesquisas bibliográficas, preparação e aplicação de questionários e entrevistas, análises de bases educacionais e também em viagens didáticas e visitas técnicas às escolas para propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. A parte prática da disciplina consiste em leituras orientadas, pesquisas bibliográficas, preparação e aplicação de questionários e entrevistas, análises de bases educacionais e também em viagens didáticas e visitas técnicas às escolas para propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade.
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. A parte prática da disciplina consiste em leituras orientadas, pesquisas bibliográficas, preparação e aplicação de questionários e entrevistas, análises de bases educacionais e também em viagens didáticas e visitas técnicas às escolas para propiciar aos alunos, na perspectiva da administração escolar, da coordenação pedagógica e da orientação educacional, conhecimentos e habilidades básicas a respeito das condições objetivas em que se realiza o trabalho na escola, visando à identificação de suas necessidades e a busca de formas de intervir na realidade.