Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Educação
Levar o aluno a tomar conhecimento e se apropriar das diferentes formas de se fazer, ler, interpretar e dar aplicabilidade à pesquisa em educação.
Compreender as relações entre as pesquisas e diferentes práticas de trabalho educacional.
- Docente: Denise Carreira Soares
O Projeto Integrado de Estágio Docência em Especial PIED EE trata-se da parte aplicada da disciplina obrigatória Educação Especial: fundamentos, políticas e práticas escolares que tem como premissa em seu programa o direito de todos à educação escolar, com a garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças. O estágio visa, neste contexto, propiciar ao aluno experiências em diferentes espaços formais de educação que atendam ao público-alvo da educação especial, em uma perspectiva inclusiva, preferencialmente em instituições públicas de ensino regular, de maneira a criar articulações entre a legislação, a política, os fundamentos, os aspectos metodológicos e as práticas pedagógicas.
- Docente: Carla Biancha Angelucci
O Projeto Integrado de Estágio em Docência em Educação Especial (PIED-EE) trata-se da parte aplicada da disciplina obrigatória Educação Especial: fundamentos, políticas e práticas escolares que tem como premissa em seu programa o direito de todos à educação escolar, com a garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças. O estágio visa, neste contexto, propiciar ao aluno experiências em diferentes espaços formais de educação que atendam ao público-alvo da educação especial, em uma perspectiva inclusiva, preferencialmente em instituições públicas de ensino regular, de maneira a criar articulações entre a legislação, a política, os fundamentos, os aspectos metodológicos e as práticas pedagógicas.
- Docente: Ana Paula Zerbato
Tendo como premissa o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças, esta disciplina tem como objetivos:
- Propiciar ao aluno conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial.
- Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação.
- Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- Propiciar ao aluno contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.
- Propiciar ao aluno conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial.
- Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação.
- Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- Propiciar ao aluno contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.
- Docente: Ana Paula Zerbato
Tendo como premissa o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças, esta disciplina tem como objetivos:
- Propiciar ao aluno conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial.
- Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação.
- Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- Propiciar ao aluno contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.
- Docente: Carla Biancha Angelucci
Gerais: Compreender fundamentos teóricos do campo da Educação Especial, Educação de Surdos e desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais, que colaborem na formação inicial de professores das diferentes áreas do conhecimento, para atuação nos processos de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Específicos:
- Compreender os conceitos historicamente construídos sobre educação especial, educação inclusiva e pessoas com deficiência bem como suas implicações atuais para a prática pedagógica.
- Compreender as políticas educacionais e as legislações voltadas para a educação especial brasileira em seus contextos históricos.
- Discutir e diferenciar os papéis dos professores regentes, professores especialistas no campo da educação especial, intérpretes de Libras e demais profissionais envolvidos no processo de inclusão escolar.
- Compreender fundamentos das diferentes abordagens da educação de surdos, nas suas dimensões: histórica, social, cultural, educacional e linguística.
- Compreender os fundamentos da educação bilíngue de surdos e da língua brasileira de sinais (Libras).
- Desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) conforme Decreto n° 5.626/2005.
- Docente: Sylvia Lia Grespan Neves
Levar o aluno a tomar conhecimento e se apropriar das diferentes formas de se fazer, ler, interpretar e dar aplicabilidade à pesquisa em educação.
Compreender as relações entre as pesquisas e diferentes práticas de trabalho educacional.
- Docente: Ermelinda Moutinho Pataca
- Docente: Martha Marandino

Gerais: Compreender fundamentos teóricos do campo da Educação Especial, Educação de Surdos e desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais, que colaborem na formação inicial de professores das diferentes áreas do conhecimento, para atuação nos processos de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Específicos:
- Compreender os conceitos historicamente construídos sobre educação especial, educação inclusiva e pessoas com deficiência bem como suas implicações atuais para a prática pedagógica.
- Compreender as políticas educacionais e as legislações voltadas para a educação especial brasileira em seus contextos históricos.
- Discutir e diferenciar os papéis dos professores regentes, professores especialistas no campo da educação especial, intérpretes de Libras e demais profissionais envolvidos no processo de inclusão escolar.
- Compreender fundamentos das diferentes abordagens da educação de surdos, nas suas dimensões: histórica, social, cultural, educacional e linguística.
- Compreender os fundamentos da educação bilíngue de surdos e da língua brasileira de sinais (Libras).
- Desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) conforme Decreto n° 5.626/2005.
- Docente Avançado, Docente: Luiz Renato Martins da Rocha