Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
Objetivo Geral: Conhecimento da especialidade de Odontologia Legal e permitir condições para entender a atuação do Perito Odontolegista.
Objetivos Específicos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: 1) Desenvolver raciocínio lógico e formal, com entendimento de boa qualidade e conceitual, suprindo necessidades mínimas de conhecimento do modus faciendis da perícia odontológica, em âmbito civil, criminal, trabalhista e em sede administrativa; 2) Redigir os documentos pertinentes à atuação em Odontologia Legal; 3) Conhecer e executar procedimentos periciais em Infortunística, Tanatologia Forense, Antropologia Forense, Traumatologia Forense.
Objetivos Específicos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: 1) Desenvolver raciocínio lógico e formal, com entendimento de boa qualidade e conceitual, suprindo necessidades mínimas de conhecimento do modus faciendis da perícia odontológica, em âmbito civil, criminal, trabalhista e em sede administrativa; 2) Redigir os documentos pertinentes à atuação em Odontologia Legal; 3) Conhecer e executar procedimentos periciais em Infortunística, Tanatologia Forense, Antropologia Forense, Traumatologia Forense.
- Docente: Janaina Paiva Curi Beaini
- Docente: Ricardo Henrique Alves da Silva
Objetivo Geral: Permitir ao aluno, e futuro profissional da Odontologia, refletir eticamente sobre o agir do profissional na saúde nas diferentes situações humanas, elaborando uma posição crítica frente às variadas correntes de pensamento da Bioética e às normativas vigentes na Ética Profissional.
Objetivos Específicos: Ao final da disciplina, o aluno será capaz de: 1) Possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biológicas; 2) Refletir sobre quais os valores estão sendo considerados para que se possa encontrar uma linha de conduta sem modificá-los, frente às responsabilidades morais com as pessoas, a sociedade e a natureza; 3) Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
Objetivos Específicos: Ao final da disciplina, o aluno será capaz de: 1) Possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biológicas; 2) Refletir sobre quais os valores estão sendo considerados para que se possa encontrar uma linha de conduta sem modificá-los, frente às responsabilidades morais com as pessoas, a sociedade e a natureza; 3) Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
- Docente: Janaina Paiva Curi Beaini
- Docente: Ricardo Henrique Alves da Silva

Introduzir aos estudantes os conceitos básicos da Estomatologia e capacitá-los a realizar o exame clínico, solicitar exames complementares e interpretar seus resultados, visando reconhecer as condições de saúde geral e bucal do paciente. Além disso, a disciplina objetiva fornecer aos estudantes as noções básicas de doenças e condições sistêmicas que tenham interface com a odontologia.
- Docente: Ana Carolina Fragoso Motta
- Docente: Evandro Watanabe
- Docente: Isabel Schausltz Pereira Faustino
- Docente: Lara Maria Alencar Ramos Innocentini
Compreender a influência dos parâmetros de aquisição na qualidade da imagem. Reconhecer as limitações da TCFC e impacto dos artefatos na qualidade da imagem. Prescrever corretamente o exame de TCFC de acordo com a indicação clínica. Determinar as principais indicações da TCFC nas diferentes especialidades odontológicas. Aplicar os princípios básicos de interpretação de imagens de TCFC. Capacitar para a avaliação dinâmica de exames de TCFC. Identificar as estruturas anatômicas do complexo bucomaxilofacial nos exames de TCFC. Reconhecer alterações patológicas na estrutura dentária e estrutura óssea em exames de TCFC.
- Docente: Hugo Gaêta Araujo
- Docente: Rocharles Cavalcante Fontenele
Capacitar o estudante a interpretar imagens radiográficas extrabucais e de métodos avançados de imagem com foco nos aspectos radiográficos de alterações dos complexos maxilo-mandibular, diferenciando-as dos aspectos radiográficos de normalidade.Considerar os aspectos radiográficos para elaboração de diagnóstico diferencial das lesões ósseas e anormalidades dento-maxilo-mandibulares. As atividades práticas da disciplina são desenvolvidas de forma integrada com as atividades curriculares de extensão definidas no projeto pedagógico do curso. Em articulação com ensino e pesquisa, os estudantes promoverão assistência odontológica especializada a uma comunidade externa à instituição. Serão valorizadas no processo de aprendizagem dos estudantes: a análise das práticas sociais e de valores compartilhados na comunidade, a reflexão e a crítica diante de problemas que precisam ser enfrentados pela comunidade, a ação e o desenvolvimento de atividades de cooperação com a comunidade, realização de ações no serviço que sejam pertinentes para resolver o problema e, ao mesmo tempo, favorecer a aprendizagem de valores democráticos e de valorização das políticas públicas.
- Docente: Hugo Gaêta Araujo
- Docente: Plauto Christopher Aranha Watanabe
- Docente: Rocharles Cavalcante Fontenele
Capacitar o estudante de graduação a diagnosticar lesões do complexo bucomaxilofacial, por meio de exame clínico e exames complementares, com ênfase na realização de exames de imagem, solicitação de exames complementares laboratoriais e suas devidas interpretações, e realização de biópsias de lesões de tecido mole e tecido ósseo. Além disso, o estudante será treinado para o tratamento das lesões que sejam de competência do estomatologista.
- Docente: Ana Carolina Fragoso Motta
- Docente: Hugo Gaêta Araujo
- Docente: Isabel Schausltz Pereira Faustino
- Docente: Jorge Esquiche Leon
- Docente: Lara Maria Alencar Ramos Innocentini
- Docente: Plauto Christopher Aranha Watanabe
- Docente: Rocharles Cavalcante Fontenele
Geral: Situar o estudante no contexto das profissões de saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, sensibilizando-o para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.
Específicos:
- Compreender os modelos explicativos do processo saúde/doença nas abordagens: unicausal, multicausal da produção social e holística e os modos de agir em saúde;
- Refletir sobre as práticas educativas utilizadas no âmbito da saúde; Trabalhar educação em saúde, conhecendo os modelos pedagógicos;
- Conhecer a história das políticas públicas de saúde e da Odontologia e relacionar com a situação atual, desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo;
- Conhecer e discutir a construção das políticas publica no contexto do setor saúde no Brasil enfocando a Política Nacional de Atenção Básica;
- Compreender o Sistema Único de Saúde através de seus princípios e diretrizes;
- Analisar as políticas de saúde como processo histórico em constante transformação e compreender a saúde da família como uma estratégia possível da implantação/implementação do SUS;
- Conscientizar-se de seu papel social no exercício da cidadania;
- Inteirar-se da rede de assistência á saúde bucal no SUS;
- Refletir acerca da intersubjetividade presente nas relações de ajuda;
- Refletir sobre os processos de cuidado em saúde;
- Compreender a evolução histórica dos recursos humanos na odontologia
- Entender o papel da Antropologia e Sociologia nas profissões de saúde.
- Docente: Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro
- Docente: Carmen Lucia Cardoso
- Docente: Igor Henrique Teixeira Fumagalli
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Soraya Fernandes Mestriner
- Docente: Wilson Mestriner Junior
Geral:
Formação do estudante, com vivência na realidade prática em saúde coletiva, capacitando-o ao exercício de atividades referentes ao diagnóstico das condições de saúde bucal; planejamento e desenvolvimento de ações de promoção de saúde, prevenção, controle de doenças, e recuperação da saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, dirigindo sua atuação para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.
Específicos:
Instrumentalizar o estudante para: Atuar como um agente transformador de realidades sociais; identificar fatores de risco aos quais os indivíduos estão expostos; avaliar o risco às doenças bucais; planejar e executar levantamento epidemiológico das doenças bucais; interpretar dados dos levantamentos epidemiológicos das condições de saúde; agir de forma preventiva, tomando medidas que evitem ou impeçam a evolução de doenças bucais; escolher os procedimentos coletivos e individuais para uma dada população, de acordo com seu perfil de risco; atuar em educação em saúde junto à comunidade na perspectiva do desenvolvimento da autonomia das pessoas visando o autocuidado; enumerar, planejar e desenvolver as ações de promoção, prevenção da saúde bucal; planejar, intervir e avaliar a estratégia de atenção em saúde coletiva, especialmente na saúde da família; Interagir com outros profissionais de saúde e o público em geral; analisar e Refletir sobre as condições de saúde bucal da população brasileira; conhecer as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal.
- Docente: Igor Henrique Teixeira Fumagalli
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Soraya Fernandes Mestriner
Geral
Formação do estudante, com vivência na realidade prática em saúde coletiva, capacitando-o ao exercício de atividades referentes ao diagnóstico das condições de saúde bucal; planejamento e
desenvolvimento de ações de promoção de saúde, prevenção, controle de doenças, e recuperação da saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, dirigindo sua atuação para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde SUS.
Específicos
Atuar como um agente transformador de realidades sociais;
Identificar fatores de risco as quais os indivíduos estão expostos;
Instrumentalizar o estudante para avaliar o risco às doenças bucais;
Planejar e executar levantamento epidemiológico das doenças bucais;
Ser capaz de interpretar dados dos levantamentos epidemiológicos das condições de saúde;
Agir de forma preventiva, tomando medidas que evitem ou impeçam a evolução de doenças bucais;
Escolher os procedimentos coletivos e individuais para uma dada população, de acordo com seu perfil de risco;
Capacitar para atuação em educação em saúde junto à comunidade na perspectiva do desenvolvimento da autonomia das pessoas visando o autocuidado;
Enumerar, planejar e desenvolver as ações de promoção, prevenção da saúde bucal;
Instrumentalizar o estudante para planejar, intervir e avaliar a estratégia da atenção em saúde coletiva, especialmente na saúde da família;
Interagir com outros profissionais de saúde e o público em geral;
Analisar e Refletir sobre as condições de saúde bucal da população brasileira;
Conhecer as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal
- Docente: Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro
- Docente: Igor Henrique Teixeira Fumagalli
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Soraya Fernandes Mestriner
- Docente: Wilson Mestriner Junior
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, o estudante se apropria do trabalho do cirurgião-dentista na equipe de saúde da família, assim como das ações de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família.
- Docente: Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Soraya Fernandes Mestriner
- Docente: Wilson Mestriner Junior