Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
Objetivo Geral: Conhecimento da especialidade de Odontologia Legal e permitir condições para entender a atuação do Perito Odontolegista.

Objetivos Específicos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: 1) Desenvolver raciocínio lógico e formal, com entendimento de boa qualidade e conceitual, suprindo necessidades mínimas de conhecimento do modus faciendis da perícia odontológica, em âmbito civil, criminal, trabalhista e em sede administrativa; 2) Redigir os documentos pertinentes à atuação em Odontologia Legal; 3) Conhecer e executar procedimentos periciais em Infortunística, Tanatologia Forense, Antropologia Forense, Traumatologia Forense.
Objetivo Geral: Permitir ao aluno, e futuro profissional da Odontologia, refletir eticamente sobre o agir do profissional na saúde nas diferentes situações humanas, elaborando uma posição crítica frente às variadas correntes de pensamento da Bioética e às normativas vigentes na Ética Profissional.

Objetivos Específicos: Ao final da disciplina, o aluno será capaz de: 1) Possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biológicas; 2) Refletir sobre quais os valores estão sendo considerados para que se possa encontrar uma linha de conduta sem modificá-los, frente às responsabilidades morais com as pessoas, a sociedade e a natureza; 3) Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
Introduzir aos estudantes os conceitos básicos da Estomatologia e capacitá-los a realizar o exame clínico, solicitar exames complementares e interpretar seus resultados, visando reconhecer as condições de saúde geral e bucal do paciente. Além disso, a disciplina objetiva fornecer aos estudantes as noções básicas de doenças e condições sistêmicas que tenham interface com a odontologia.
Compreender a influência dos parâmetros de aquisição na qualidade da imagem. Reconhecer as limitações da TCFC e impacto dos artefatos na qualidade da imagem. Prescrever corretamente o exame de TCFC de acordo com a indicação clínica. Determinar as principais indicações da TCFC nas diferentes especialidades odontológicas. Aplicar os princípios básicos de interpretação de imagens de TCFC. Capacitar para a avaliação dinâmica de exames de TCFC. Identificar as estruturas anatômicas do complexo bucomaxilofacial nos exames de TCFC. Reconhecer alterações patológicas na estrutura dentária e estrutura óssea em exames de TCFC.
Capacitar o estudante a interpretar imagens radiográficas extrabucais e de métodos avançados de imagem com foco nos aspectos radiográficos de alterações dos complexos maxilo-mandibular, diferenciando-as dos aspectos radiográficos de normalidade.Considerar os aspectos radiográficos para elaboração de diagnóstico diferencial das lesões ósseas e anormalidades dento-maxilo-mandibulares. As atividades práticas da disciplina são desenvolvidas de forma integrada com as atividades curriculares de extensão definidas no projeto pedagógico do curso. Em articulação com ensino e pesquisa, os estudantes promoverão assistência odontológica especializada a uma comunidade externa à instituição. Serão valorizadas no processo de aprendizagem dos estudantes: a análise das práticas sociais e de valores compartilhados na comunidade, a reflexão e a crítica diante de problemas que precisam ser enfrentados pela comunidade, a ação e o desenvolvimento de atividades de cooperação com a comunidade, realização de ações no serviço que sejam pertinentes para resolver o problema e, ao mesmo tempo, favorecer a aprendizagem de valores democráticos e de valorização das políticas públicas.
Capacitar o estudante de graduação a diagnosticar lesões do complexo bucomaxilofacial, por meio de exame clínico e exames complementares, com ênfase na realização de exames de imagem, solicitação de exames complementares laboratoriais e suas devidas interpretações, e realização de biópsias de lesões de tecido mole e tecido ósseo. Além disso, o estudante será treinado para o tratamento das lesões que sejam de competência do estomatologista.
Geral: Situar o estudante no contexto das profissões de saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, sensibilizando-o para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. Específicos: - Compreender os modelos explicativos do processo saúde/doença nas abordagens: unicausal, multicausal da produção social e holística e os modos de agir em saúde; - Refletir sobre as práticas educativas utilizadas no âmbito da saúde; Trabalhar educação em saúde, conhecendo os modelos pedagógicos; - Conhecer a história das políticas públicas de saúde e da Odontologia e relacionar com a situação atual, desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo; - Conhecer e discutir a construção das políticas publica no contexto do setor saúde no Brasil enfocando a Política Nacional de Atenção Básica; - Compreender o Sistema Único de Saúde através de seus princípios e diretrizes; - Analisar as políticas de saúde como processo histórico em constante transformação e compreender a saúde da família como uma estratégia possível da implantação/implementação do SUS; - Conscientizar-se de seu papel social no exercício da cidadania; - Inteirar-se da rede de assistência á saúde bucal no SUS; - Refletir acerca da intersubjetividade presente nas relações de ajuda; - Refletir sobre os processos de cuidado em saúde; - Compreender a evolução histórica dos recursos humanos na odontologia - Entender o papel da Antropologia e Sociologia nas profissões de saúde.
Geral: Formação do estudante, com vivência na realidade prática em saúde coletiva, capacitando-o ao exercício de atividades referentes ao diagnóstico das condições de saúde bucal; planejamento e desenvolvimento de ações de promoção de saúde, prevenção, controle de doenças, e recuperação da saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, dirigindo sua atuação para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. Específicos: Instrumentalizar o estudante para: Atuar como um agente transformador de realidades sociais; identificar fatores de risco aos quais os indivíduos estão expostos; avaliar o risco às doenças bucais; planejar e executar levantamento epidemiológico das doenças bucais; interpretar dados dos levantamentos epidemiológicos das condições de saúde; agir de forma preventiva, tomando medidas que evitem ou impeçam a evolução de doenças bucais; escolher os procedimentos coletivos e individuais para uma dada população, de acordo com seu perfil de risco; atuar em educação em saúde junto à comunidade na perspectiva do desenvolvimento da autonomia das pessoas visando o autocuidado; enumerar, planejar e desenvolver as ações de promoção, prevenção da saúde bucal; planejar, intervir e avaliar a estratégia de atenção em saúde coletiva, especialmente na saúde da família; Interagir com outros profissionais de saúde e o público em geral; analisar e Refletir sobre as condições de saúde bucal da população brasileira; conhecer as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal.
Geral Formação do estudante, com vivência na realidade prática em saúde coletiva, capacitando-o ao exercício de atividades referentes ao diagnóstico das condições de saúde bucal; planejamento e desenvolvimento de ações de promoção de saúde, prevenção, controle de doenças, e recuperação da saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, dirigindo sua atuação para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. Específicos •Atuar como um agente transformador de realidades sociais; •Identificar fatores de risco as quais os indivíduos estão expostos; •Instrumentalizar o estudante para avaliar o risco às doenças bucais; •Planejar e executar levantamento epidemiológico das doenças bucais; •Ser capaz de interpretar dados dos levantamentos epidemiológicos das condições de saúde; •Agir de forma preventiva, tomando medidas que evitem ou impeçam a evolução de doenças bucais; •Escolher os procedimentos coletivos e individuais para uma dada população, de acordo com seu perfil de risco; •Capacitar para atuação em educação em saúde junto à comunidade na perspectiva do desenvolvimento da autonomia das pessoas visando o autocuidado; •Enumerar, planejar e desenvolver as ações de promoção, prevenção da saúde bucal; •Instrumentalizar o estudante para planejar, intervir e avaliar a estratégia da atenção em saúde coletiva, especialmente na saúde da família; •Interagir com outros profissionais de saúde e o público em geral; •Analisar e Refletir sobre as condições de saúde bucal da população brasileira; •Conhecer as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, o estudante se apropria do trabalho do cirurgião-dentista na equipe de saúde da família, assim como das ações de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família.