Odontologia Restauradora
Desenvolvimento e aperfeiçoamento de protocolos clínicos em Endodontia, bem como uso de recursos tecnológicos. Conhecimento de diagnóstico visando estabelecer o tratamento e proservação. Ainda, em situações clínicas em que houver grandes destruições coronárias e as restaurações diretas em resina composta não forem indicadas para a reabilitação do elemento dental tratado endodonticamente, as restaurações indiretas do tipo endocrown poderão ser planejadas e confeccionadas por meio do fluxo digital. As atividades práticas da disciplina são desenvolvidas de forma integrada com as atividades curriculares de extensão definidas no projeto pedagógico do curso. Em articulação com ensino e pesquisa, os estudantes promoverão assistência odontológica especializada a uma comunidade externa à instituição. Serão valorizadas no processo de aprendizagem dos estudantes: a análise das práticas sociais e de valores compartilhados na comunidade, a reflexão e a crítica diante de problemas que precisam ser enfrentados pela comunidade, a ação e o desenvolvimento de atividades de cooperação com a comunidade, realização de ações no serviço que sejam pertinentes para resolver o problema e, ao mesmo tempo, favorecer a aprendizagem de valores democráticos e de valorização das políticas públicas.
Disciplina


Capacitar o aluno, na etapa pré-clínica, a desenvolver suas habilidades motoras durante a realização de procedimentos, diretos e indiretos, em Dentística de diferentes complexidades, respeitando os conceitos de ergonomia. Instruir sobre conceitos de progressão e remoção de cárie em dentina. Executar preparos cavitários e técnicas restauradoras empregando cimento de ionômero de vidro, resina composta, pino de fibra de vidro, laminado cerâmico fino, resinas indiretas, resina bisacrílica, material de moldagem, escaneamento digital e sistema CAD/CAM.
Reconhecer e compreender o Sistema Estomatognático e suas bases biológicas e funcionais. Condições de relacionar tópicos vistos nas matérias básicas com os fundamentos da disciplina. Estudo teórico e laboratorial dos aspectos anátomo-morfológicos e funcionais dos componentes do sistema estomatognático (dente, periodonto, articulação temporomandibular e sistema neuromuscular), possibilitando ao aluno o conhecimento da oclusão dental, do relacionamento maxilomandibular, confecção de placas interoclusais e montagem clínica de modelos em articulador semi-ajustável.
Estudar as disfunções temporomandibulares e dores orofaciais que acometem o Sistema Estomatognático. Capacitar os alunos através de aulas expositivas e atuações clinicas a realizar a anamnese, diagnóstico e elaborar o plano de tratamento, bem como o controle da sintomatologia dolorosa e encaminhamento dos pacientes para as diversas especialidades odontológicas e programas multidisciplinares (fonoaudiologia, fisioterapia, medicina, psicologia e outras) de acordo com a complexidade do caso. As atividades práticas da disciplina são desenvolvidas de forma integrada com as atividades curriculares de extensão definidas no projeto pedagógico do curso. Em articulação com ensino e pesquisa, os estudantes promoverão assistência odontológica especializada a uma comunidade externa à instituição. Serão valorizadas no processo de aprendizagem dos estudantes: a análise das práticas sociais e de valores compartilhados na comunidade, a reflexão e a crítica diante de problemas que precisam ser enfrentados pela comunidade, a ação e o desenvolvimento de atividades de cooperação com a comunidade, realização de ações no serviço que sejam pertinentes para resolver o problema e, ao mesmo tempo, favorecer a aprendizagem de valores democráticos e de valorização das políticas públicas.
Capacitar o aluno a estabelecer um correto planejamento, tendo em vista o diagnostico, prognóstico e sua execução integrada na realização de procedimentos clínicos de maior complexidade, em Dentística Restauradora. Serão empregados materiais restauradores diretos (amálgama, resina e ionômero) associados ou não a procedimentos complementares (clareamento, microabrasão, remodelação cosmética, reconstrução de guias, desensibilização dentinária), a fim de manter ou restaurar o elemento dental dentro de sua forma, função e estética. Nesta fase o aluno irá aprimorar os conhecimentos previamente adquiridos e refinará a sua capacidade psicomotora e aprofundando os conhecimentos dos problemas clínicos, dentro do conteúdo da disciplina e disciplinas inter-relacionadas. Desenvolver cada vez mais a odontologia preventiva, ou seja, voltada primordialmente para o estabelecimento de técnicas, métodos ou medidas preventivas específicas.
Estudar os recursos técnicos disponíveis para a realização do tratamento endodôntico em dentes extraídos ou artificiais que compõem a arcada dentária humana permanente, desenvolvendo a habilidade para realizar: 1. Cirurgias de acesso a cavidade pulpar, 2. Odontometria convencional e eletrônica; 3. Micro cirurgia dos canais radiculares com instrumentos rotatórios; 4. Técnica de obturação convencional dos canais radiculares.
Promover nos alunos de graduação o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes fundamentais acerca dos riscos e das medidas de controle de contaminação/infecção nos ambientes comunitário e odontológico (clínica e laboratório), com vistas à biossegurança: prevenção e o enfrentamento da contaminação cruzada nestes ambientes.
Capacitar o aluno à realizar diagnóstico, estabelecer e executar plano de tratamento e terapêutica medicamentosa, quando necessária, em pacientes portadores de quadro sintomatológico agudo, por meio de estágio clínico, vivenciando o atendimento de urgência junto à clínica odontológica da FORP.