Objetivos Gerais: Fornecer subsídios para que o aluno de pós-graduação seja capaz de compreender os princípios que norteiam o desenvolvimento de um trabalho científico; Propiciar ao aluno a capacidade de elaborar e executar projetos de pesquisa científica que atendam às prerrogativas da construção do conhecimento científico e intelectual da sua área de conhecimento. Capacitar o aluno de pós-graduação a executar busca bibliográfica adequada, baseada em instrumentos de informática. Propiciar ao aluno conhecimentos básicos quanto à divulgação e escrita científicas. Objetivos Específicos: Oferecer aos alunos, instrumentos para a organização de seus estudos na pós-graduação; Informar sobre os requisitos da relação orientador/orientando no processo de orientação; Caracterizar o projeto de pesquisa em suas diferentes etapas; Capacitar para o planejamento e a execução de pesquisa bibliográfica; Instruir sobre as fontes de informação na área de saúde e suas diferentes formas de acesso e disponibilidade; Apresentar diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos; Discutir aspectos do problema de pesquisa e metodologia dos pré-projetos formulados pelos alunos. Orientar a elaboração e normalização dos diferentes tipos de trabalhos científicos. Orientar a elaboração e normalização dos diferentes bancos de dados. Orientar sobre os processos de divulgação da produção científica
A Disciplina de Orientação Profissional I visa à integração do discente ao exercício profissional, através de ensinamentos/demonstrações teórico-práticas clínica de ergonomia, bem como conhecer o cotidiano de suas atividades laborativas a luz da prevenção de doenças ocupacionais. Fornecer conhecimento e capacitar o aluno nos diferentes aspectos das atividades profissionais, enfocando o manejo do paciente, conhecimento dos instrumentais odontológicos, posição de trabalho, conhecimento das leis e dos aspectos éticos que regem o exercício profissional, elaboração de prontuário odontológico, atestados e receitas, além da utilização de pessoal auxiliar.
Transmitir aos alunos conhecimentos sobre os aspectos físicos, psíquicos e biológicos da criança, prepará-los para o reconhecimento das oclusões normais e das más oclusões, bem como ensinar técnicas específicas de Odontopediatria e Ortodontia que possibilitem o atendimento multidisciplinar da criança em clínica odontológica integrada. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Após cursarem adequadamente a disciplina, os alunos serão capazes de: - Atender crianças escolares de comportamento cooperador; - Identificar problemas de comportamento da criança e indicar meios para modificá-los;
 - Reconhecer as implicações dos aspectos relativos à anatomia e oclusão dentária no planejamento e execução de procedimentos clínicos integrados;
 - Reconhecer as características de normalidade do desenvolvimento da dentição; - Reconhecer as más oclusões em estágios precoces do desenvolvimento oclusal; - Identificar os aspectos de normalidade da cavidade bucal de crianças;
 - Planejar, indicar e aplicar procedimentos preventivos da cárie dentária e de doenças do periodonto em pacientes com fissura e sem fissura labiopalatina;
 - Executar e interpretar exames radiográficos intrabucais de qualidade;
 - Indicar e executar exames, estabelecer diagnósticos e realizar planos de tratamentos odontológicos integrais;
 - Planejar, indicar e aplicar procedimentos ortodônticos preventivos e interceptivos na criança;
 - Indicar e executar anestesias para o tratamento odontológico da criança;
 - Indicar e executar cirurgias bucais menores em pacientes odontopediátricos;
 - Indicar e executar procedimentos pulpares em dentes decíduos e permanentes jovens;
 - Indicar e executar procedimentos restauradores em dentes decíduos e permanentes jovens;
 - Indicar procedimentos para o tratamento de traumatismos dos dentes decíduos e permanentes jovens;

 -Diagnosticar a cárie precoce da infância em crianças menores de 6 anos e realizar sua prevenção por meio de medidas educativas; - Reconhecer novas tecnologias para o tratamento menos invasivo da criança.
Possibilitar ao estudante a compreensão do processo saúde-doença como processo social, entendendo a articulação entre o social e as práticas de saúde.
Desenvolver a capacidade de atender a mulher em condições ambulatoriais e em regime de internação em enfermarias e maternidade, com enfoque no raciocínio clínico, desenvolvimento de hipóteses diagnósticas, seguimento pré-natal, avaliação de estratégias de promoção e atenção à saúde, seleção e definição da sequência de investigação e indicação de exames complementares e formulação do plano terapêutico. Desenvolver senso de responsabilidade na relação estudante-paciente e treinar os preceitos de ética médica, profissionalismo e trabalho em equipe multidisciplinar no dia-a-dia.
Bem vindos ao Internato em Clínica Médica!

São objetivos desse estágio:
- Desenvolver a capacidade de atender aos pacientes em condições ambulatoriais e em regime de internação em enfermarias, com enfoque no raciocínio clínico, desenvolvimento de hipóteses diagnósticas, identificação de sinais de gravidade, seleção e definição da sequência de investigação e indicação de exames complementares e formulação do plano terapêutico.
- Desenvolver senso de responsabilidade na relação aluno-paciente e treinar os preceitos de ética médica, profissionalismo e trabalho em equipe multidisciplinar no dia-a-dia.

Esse será o nosso ambiente virtual de discussões!

Bons estudos!