O aluno deverá, ao término desta disciplina, ser capaz de: 1. Indicar as técnicas radiográficas de maneira adequada para que a radiografia seja realmente um método eficaz na complementação do diagnóstico 2. Identificar as estruturas anatômicas craniofaciais radiograficamente 3. Identificar cada uma das diferentes tomadas radiográficas extraorais, indicar a sua utilização e todas as etapas para obtenção de uma radiografia de qualidade diagnóstica 4. Utilizar os métodos de localização adequados para cada situação clínica. 5. Justificar cada uma das tomadas radiográficas por ele solicitadas 6. Descrever ao paciente o motivo pelo qual a radiografia será realizada 7. Responder as dúvidas pertinentes ao uso das radiações ionizantes para os pacientes 8. Identificar as indicações do uso da tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom aplicados a Odontologia 9. Reconhecer os novos equipamentos radiológicos digitais em Odontologia 10. Descrever os princípios da imagem digital aplicados à Odontologia 11. Solicitar na clínica os exames radiográficos necessários para complementar o diagnóstico dos pacientes. 12. Executar os exames complementares radiográficos intrabucais na clínica que sejam pertinentes ao diagnóstico do paciente. 13. Laudar as radiografias encaminhadas ou executadas na clínica de radiologia, local de atendimento dos pacientes 14. O aluno deverá reconhecer os sinais e sintomas de afecções benignas e malignas do sistema estomatognático, tanto os de origem local como os de repercussão local de doenças sistêmicas. 15. Estar habilitado para diagnostica-las ou para suspeitar e encaminhar para áreas médicas ou odontológicas específicas. 16. O aluno deverá ser capaz de tratar das afecções que forem de sua competência ou integrar-se a equipes formadas por especialistas afins.
Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de indicar, obter e interpretar imagens intraorais utilizando os conhecimentos técnicos e de radioproteção. Deverá ainda conhecer a anatomia radiográfica das imagens obtidas nestas técnicas.
Fundamentar o graduando para que seus diagnósticos clínicos e decisões terapêuticas sejam os mais precisos, seguros e eficientes quanto possível, baseando-se no entendimento da etiopatogenia e das características microscópicas das alterações do complexo bucomaxilofacial, principalmente os relacionados aos tecidos odontogênicos.
Capacitar o aluno a reconhecer os sinais e sintomas de afecções benignas e malignas do sistema estomatognático, tanto os de origem local como os de repercussão local de doenças sistêmicas. Estar habilitado para diagnostica-las ou para suspeitar e encaminhar para áreas médicas ou odontológicas específicas. Objetivos específicos Possibilitar o aluno a ser capaz de tratar das afecções que forem de sua competência ou integrar-se a equipes formadas por especialistas afins.
Conscientizar os alunos da importância do conhecimento, execução dos procedimentos e da incorporação de tecnologias apropriadas para a biossegurança no atendimento odontológico, bem como prover recurso para a melhoria da assistência odontológica e segurança da população e da equipe da odontologia.
Capacitar o aluno a realizar o exame clínico de um paciente, requisitar exames complementares, interpretá-los e aprender a classificar as lesões fundamentais bucais, aspectos da mucosa bucal e processo diagnóstico. Os princípios de biossegurança deverão ser observados em todas as etapas do diagnóstico.
Propiciar ao graduando em odontologia o conhecimento das alterações patológicas gerais, com ênfase nas agressões celulares letais e subletais, nos processos inflamatórios e imunopatológicos, nos distúrbios do crescimento celular, nos processos neoplásicos e nos processos hemodinâmicos.
Fundamentar o graduando para que seus diagnósticos clínicos e decisões terapêuticas sejam os mais precisos, seguros e eficientes quanto possível, baseando-se no entendimento da etiopatogenia e das características microscópicas das alterações do complexo bucomaxilofacial, principalmente os relacionados aos tecidos ósseos, da mucosa bucal e glândulas salivares.