Capacitar o aluno a reconhecer os sinais e sintomas de afecções benignas e malignas do sistema estomatognático, tanto os de origem local como os de repercussão local de doenças sistêmicas. Estar habilitado para diagnostica-las ou para suspeitar e encaminhar para áreas médicas ou odontológicas específicas. Objetivos específicos Possibilitar o aluno a ser capaz de tratar das afecções que forem de sua competência ou integrar-se a equipes formadas por especialistas afins.
Conscientizar os alunos da importância do conhecimento, execução dos procedimentos e da incorporação de tecnologias apropriadas para a biossegurança no atendimento odontológico, bem como prover recurso para a melhoria da assistência odontológica e segurança da população e da equipe da odontologia.
Capacitar o aluno a realizar o exame clínico de um paciente, requisitar exames complementares, interpretá-los e aprender a classificar as lesões fundamentais bucais, aspectos da mucosa bucal e processo diagnóstico. Os princípios de biossegurança deverão ser observados em todas as etapas do diagnóstico.
Propiciar ao graduando em odontologia o conhecimento das alterações patológicas gerais, com ênfase nas agressões celulares letais e subletais, nos processos inflamatórios e imunopatológicos, nos distúrbios do crescimento celular, nos processos neoplásicos e nos processos hemodinâmicos.
Fundamentar o graduando para que seus diagnósticos clínicos e decisões terapêuticas sejam os mais precisos, seguros e eficientes quanto possível, baseando-se no entendimento da etiopatogenia e das características microscópicas das alterações do complexo bucomaxilofacial, principalmente os relacionados aos tecidos ósseos, da mucosa bucal e glândulas salivares.