Capacitar o aluno para o entendimento das estruturas anatômicas, sistemas e funcionamento do corpo humano como um todo.
Capacitar o aluno para o entendimento do funcionamento do corpo humano e fornecer as bases fisiológicas para o manejo do paciente odontológico que apresenta alterações sistêmicas.
Propiciar ao aluno noções sobre a morfologia e estrutura de bactérias, fungos e vírus; noções sobre a metodologia usada no estudo destes micro-organismos; noções sobre o controle de bactérias, fungos, ou vírus por agentes químicos e físico e antibióticos. Apresentar os principais gêneros e espécies de micro-organismos de interesse na Odontologia.
Fornecer conhecimentos fundamentais sobre a estrutura e função da “célula padrão”, como base para o entendimento das disciplinas subsequentes, como Histologia, Fisiologia, Patologia, etc. O curso de Bioquímica I procura motivar a formação de um raciocínio integral do aluno, através da interação entre Bioquímica Básica e Citologia, considerando a importância e aplicabilidade clínica dos conhecimentos. A visão geral da célula é correlacionada à estrutura e função, em especial com relação às macromoléculas, fontes de energia e bioenergética, membrana celular, transferência da informação genética e a regulação geral e integrada do metabolismo por hormônios e segundo – mensageiros.
Geral Apresentar os aspectos morfológicos e funcionais dos tecidos que constituem o organismo humano e a sua integração na constituição dos principais sistemas ou aparelhos e como base para o entendimento subsequente da fisiologia e patologia do organismo. Específicos - Oferecer aos alunos do curso de Odontologia conhecimentos sobre os aspectos histológicos e celulares dos quatro tecidos fundamentais que constituem o organismo humano, correlacionando-os com seus aspectos funcionais. - Fornecer noções básicas da organização histológica dos principais sistemas e aparelhos do organismo. - Demonstrar ao microscópio óptico de forma prática as estruturas e células que constituem os tecidos fundamentais.
Apresentar uma visão geral de Bioquímica, Citologia, Histologia, e Embriologia, fornecendo fundamentos biológicos, morfológicos e histofisiológicos básicos. Ao final da disciplina, os alunos deverão estar familiarizados com as nomenclaturas específicas, aptos a identificar os diferentes tipos de macromoléculas e as etapas principais das vias metabólicas, a classificar e caracterizar as estruturas microscópicas dos diferentes tipos de células e tecidos. O ensino dessa disciplina em conjunto com outras disciplinas básicas, no curso de graduação, tem por objetivo fornecer fundamentos básicos para a compreensão dos processos fisiológicos e patológicos relacionados com as áreas de saúde, além de constituir uma formação sólida de conhecimentos aplicados no dia-a-dia do profissional.
Objetivo geral: Capacitar o aluno para o entendimento de temas de Fisiologia aplicados à prática clínica odontológica. Objetivos específicos: Capacitar o aluno para: 1) entendimento dos mecanismos da coagulação sanguínea e a identificação das discrasias sanguíneas que podem interferir negativamente com procedimentos odontológicos; 2) entendimento das funções e disfunções que afetam o sistema estomatognático, o diagnóstico e as bases fisiológicas do tratamento destas disfunções; 3) entendimento da fisiopatologia das vias aéreas superiores, bem como a fisiopatologia do sono e sua interrelação com a Odontologia; 4) entendimento da fisiopatologia do diabetes melito e manejo odontológico do paciente com diabetes melito.
A disciplina de Farmacologia II tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento sobre drogas que interferem com o sistema nervoso autônomo, mais especificamente sobre o simpático e parassimpático, enfatizando suas implicações na clínica odontológica. Serão estudadas especialmente as drogas que interferem com secreção de saliva e os agentes vasoconstritores associados aos anestésicos locais. Esta disciplina também fornecerá aos acadêmicos as bases farmacológicas para compreensão das drogas anestésicas locais.
A disciplina de Farmacologia IV tem como objetivo fornecer aos acadêmicos bases farmacológicos para o uso de medicamentos antinflamatórios e antibióticos na clínica odontológica, capacitando-os também para realizar as prescrições dos medicamentos estudados.
A disciplina de Farmacologia I tem como objetivo fornecer as bases fundamentais do conhecimento farmacológico ao aluno de Graduação em Odontologia, capacitando-o para a compreensão dos aspectos clínicos relevantes de Farmacocinética e, especialmente do mecanismo de ação das diversas drogas que serão utilizadas na clínica Odontológica.