O objetivo central da disciplina é discutir como as ordens coloniais (e imperiais) dependeram crucialmente de modos específicos de conhecimento para serem implantadas e mantidas ao longo do tempo, e como esses modos de conhecer e os regimes epistêmicos que ensejaram permanecem em ação mesmo após os processos formais de descolonização. Assim, a disciplina também objetiva demonstrar como os estudos pós-coloniais e o pensamento decolonial carregam, em sua gênese histórica e em seu núcleo analítico, a crítica radical às formas de conhecimento que caracterizaram os colonialismos. Com isso, a disciplina propõe também discutir como essas abordagens permitem (ou não) compreender os processos de
produção da alteridade e de dominação entre nações, povos ou grupos estabelecidos por relações sociais étnicas, raciais, de gênero, ou econômicas, que objetivaram os regimes de verdade dos colonialismos.
- Docente: Luciana Dadico
- Docente: Rogerio Monteiro de Siqueira
- Docente: Thomás Haddad
A disciplina Crítica da Literatura e da Cultura tem como principal objetivo oferecer aos estudantes repertório técnico e teórico comum aos estudos literários e aos estudos culturais. Ao mesmo tempo em que foca em questões gerais, pertinentes às duas áreas, busca fornecer ferramentas e métodos de leitura e análise de textos literários e culturais, assim como propiciar o emprego de metodologias de outras áreas, como a sociologia, na análise da produção material da cultura. Desse modo, é também objetivo da disciplina armar relações entre os projetos agregados à linha de pesquisa Crítica da Cultura, visando assim tanto à interdisciplinariedade nas abordagens e metodologias das pesquisas a serem conduzidas pelos alunos, quanto ao compartilhamento de temas e objetos.
- Docente: Jefferson Agostini Mello