A disciplina visa introduzir as principais questões relativas à avaliação quantitativa de políticas públicas e projetos sociais. O curso pretende discutir a importância da avaliação no ciclo das políticas públicas e apresentar as mais importantes metodologias de avaliação de impacto. A disciplina é voltada aos alunos que pretendem desenvolver pesquisas empíricas aplicadas a temas relacionados ao desenvolvimento econômico e a avaliação de políticas públicas.
Os objetivos do curso são: apresentar a natureza do método científico nas ciências sociais aplicadas para gerar competências que permitam aos alunos montar seu próprio trabalho de pesquisa; iniciar os alunos na discussão dos pressupostos teóricos e no uso das diferentes metodologias e técnicas difundidas na pesquisa em ciências sociais, para apoio à realização dos projetos de pesquisa dos alunos. Para tanto, o curso apresenta o debate sobre a construção científica, discute tópicos fundamentais (como desenho de pesquisa, análise, estratégias de teorização, escrita para trabalhos científicos, ética em pesquisa) e propõe o estudo de técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa utilizadas nas ciências sociais e ciências sociais aplicadas. O curso também apresenta e discute formas de comunicação oral e escrita de resultados e impacto da pesquisa.
Os objetivos da disciplina são: (a) Apresentar conceitos, referenciais teóricos e modelos analíticos do campo do saber de Administração Pública que se aplicam à gestão das organizações públicas e do Estado do ponto de vista macroorganizacional; (b) Demonstrar a centralidade da administração pública como área-meio na prestação dos serviços públicos e na provisão de políticas públicas, expondo os desafios da gestão pública brasileira e as lacunas/oportunidades de pesquisa nessa perspectiva; e (c) Estabelecer inter-relações entre os temas de pesquisa dos alunos com o arcabouço da Teoria das Organizações e da Administração Pública, evidenciando as possíveis contribuições da ciência administrativa para as investigações em Gestão de Políticas Públicas.
A disciplina visa discutir os principais conceitos e modelos analíticos utilizados no estudo das Políticas Públicas e na Teoria da Administração Pública, que são as subáreas que conformam o campo interdisciplinar de saber em Gestão de Políticas Públicas. O objetivo é apresentar conceitos básicos e aprofundar o conhecimento sobre as literaturas clássica e contemporânea que compõem o estado da arte dessas duas subáreas, que alicerçam teoricamente as linhas de pesquisa do curso de mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP.