Museu de Arte Contemporânea

Serão abordadas questões seminais relativas à arte moderna e à noção de modernismo a partir da análise de obras internacionais e nacionais do acervo do MAC USP. A seleção das obras e os textos trabalhados em aula enfatizarão o desenvolvimento de vertentes abstracionistas e construtivas na primeira metade do século XX e buscarão pautar debates historiográficos contemporâneos envolvendo a história das exposições, questões de gênero e de raça.  Buscaremos questionar a ideia de uma única possibilidade de narrativa e de interpretação da história da arte moderna.

Dar aos alunos subsídios para refletir sobre a teoria da vanguarda, pós-modernismo, e o desenvolvimento das artes, em seus vários desdobramentos, a partir da década de 1980. A disciplina também inclui uma produção prática na área de performance.
A disciplina visa apresentar um panorama da fotografia no século XX, a partir de suas relações com artes plásticas. Serão problematizadas as diferentes transformações ocorridas no estatuto da arte em decorrência da fotografia, assim como a mudança do paradigma fotográfico ocorrida na passagem do moderno para o contemporâneo.
O curso visa estudar, através de uma abordagem interdisciplinar, inerente à crítica da cultura, as características dos mecanismos de exposição de arte juntamente com os processos de recepção estética, imaginário e memória peculiares à contemporaneidade.
A partir das principais tendências do acervo do MAC, proporcionar aos alunos a possibilidade de construção de um repertório básico das vanguardas modernistas no Brasil e no exterior, bem como das principais correntes da produção contemporânea brasileira e estrangeira. Além disso, discutir as noções de moderno e modernidade, bem como de contemporaneidade e pós-modernidade que se depreende da historiografia sobre a arte do século XX.