-Identificar as mudanças na organização, nas relações, no processo e nas condições do trabalho, ocorridas ao longo da sua história e discutir as várias formas de trabalho existentes no mundo moderno (análogo ao escravo, infantil, adolescente, formal, informal, homeoffice, precário, entre outros); -Identificar as condições de saúde e formas de adoecimento dos trabalhadores; -Identificar e analisar fatores positivos e negativos provenientes das atividades laborais, exercitar a análise crítica em situações inerentes aos ambientes de trabalho e capacitar os pós graduandos no sentido de que possam intervir de forma adequada e quando necessário; -Atuar como modificador/transformador de comportamentos danosos no ambiente de trabalho e na comunidade/ Desenvolvimento sustentável; -Proporcionar conhecimentos que colaborem para a elaboração de intervenções que visem à melhoria das condições de trabalho e consequentemente da qualidade de vida no trabalho e no âmbito pessoal, podendo assim colaborar para a diminuição/ausência de acidentes e doenças do trabalho (física e mental) e eventos como absenteísmo, presenteísmo e turnover; -Refletir e analisar ações praticadas por trabalhadores de diferentes áreas e os riscos (físicos, químicos, ergonômicos, psicossociais, biológicos e de acidentes) aos quais estão expostos, -Conhecer documentos nacionais e internacionais que fazem menção ao trabalho e suas condições, como os da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Trabalho (MT), entre outros.
Conhecer os fundamentos e pressupostos teóricos da pesquisa científica. Introduzir conceitos básicos sobre o uso da estatística nas áreas biológicas e ciência da saúde. De forma mais específica: Aprimorar o uso da busca da informação cientifica, através de bibliografias e ferramentas eletrônicas. Promover competências técnicas de pesquisa e análise estatística básica no desenvolvimento de produtos acadêmico-científicos (resumo, projeto, tese e artigo). Qualificar o aluno no delineamento e aplicação adequada das ferramentas estatísticas básicas em seus estudos quantitativos.