Proporcionar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno no que diz respeito à administração de medicamentos. Referente à ação discente: 1. Identificar os princípios ético-legais que regem a atuação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1) 2. Relacionar os tipos de prescrição com a participação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1) 3. Realizar o aprazamento dos horários em prescrições de diferentes tipos (em oficinas) (1) 4. Relacionar as definições gerais aplicadas a administração de medicamentos (2) 5. Utilizar as fontes de informações sobre medicamentos (2) 6. Aplicar os princípios matemáticos aos cálculos de dosagem de medicamentos (3) 7. Compreender e aplicar os princípios de rediluição de medicamentos, seu preparo e administração a recém-nascidos, crianças e adolescentes. (3) 8. Diferenciar os tipos de preparações farmacêuticas (4) 9. Comentar os sistemas de distribuição de medicamentos (5) 10. Relacionar os fatores que afetam a resposta individual ao uso do medicamento (6). 11. Citar os fatores associados a farmacocinética dos medicamentos nas crianças, adultos e idosos (6) 12. Identificar as características das vias de administração percutânea e enteral de medicamentos (7) 13. Demonstrar os procedimentos usados na administração percutânea e enteral de medicamentos (7) 14. Identificar os princípios que regem o preparo seguro de medicamentos e soluções parenterais, utilizando rediluição quando necessário. (8) 15. Demonstrar os procedimentos usados no preparo de medicamentos e soluções parenterais (8) 16. Identificar as características das vias de administração SC e IM) (9) 17. Demonstrar os procedimentos usados na administração SC e IM (9) 18. Identificar as características da via de administração intravenosa (10) 19. Demonstrar os procedimentos usados na administração intravenosa de medicamentos (10) 20. Listar as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco (11) 21. Abordagem do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) no preparo para o procedimento de administração de medicamentos. Referente à ação docente: 1. Expor os princípios que norteiam o processo da administração de medicamentos 2. Conceituar os termos usados no âmbito da administração de medicamentos 3. Explicar a utilização do DEF 2. Relacionar as fontes de informação fidedignas sobre medicamentos 3. Explicar os princípios matemáticos aplicados ao calculo de dosagem e rediluição de medicamentos 4. Expor as diferentes preparações farmacêuticas 5. relacionar os sistemas de distribuição de medicamentos 6. Explicar os fatores que afetam a resposta ao medicamento 7. Estabelecer a relação entre idade e farmacocinética dos medicamentos 8. Explicar as características do uso das vias percutânea e enteral 9. Promover oficinas para realização de pratica da técnica 10. Fundamentar os princípios que regem o preparo e administração de injetáveis. 11. Promover oficinas para realização de pratica do preparo e manuseio de materiais estéreis usados na administração de medicamentos 12. Demonstrar o procedimento 13. Explicar as características do uso da via SC e IM 14. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento 15. Demonstrar o procedimento 16. Explicar as características do uso da via IV 17. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento 18. Demonstrar o procedimento 19. Expor as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco) 20. Expor os princípios da abordagem para o preparo do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) para a administração de medicamentos.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento das ações educativas em saúde inerentes à prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. A importância deste programa se sustenta na premissa de que um dos processos de trabalho do enfermeiro é ser educador e que as práticas da Enfermagem têm a educação em saúde como uma tecnologia fundamental para responder as necessidades de saúde dos grupos sociais. SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA O estudante desenvolverá ações de educação em saúde como uma das primeiras aproximações ao cuidado de Enfermagem considerando as necessidades de saúde dos grupos sociais. Nos semestres seguintes, o estudante seguirá desenvolvendo ações educativas juntamente com outras práticas de cuidado de enfermagem em áreas especializadas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Conceituar educação em saúde 2. Contextualizar o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro 3. Explicitar os pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa. 4. Diferenciar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida. 5. Sistematizar o planejamento, construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos em saúde. Referentes à ação discente: 1. Compreender o conceito de educação em saúde 2. Reconhecer o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro 3. Identificar e aplicar pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa. 4. Reconhecer e implementar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida. 5. Planejar, construir, desenvolver e avaliar projetos educativos em saúde.


Objetivo geral: Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde. 


GERAL Instrumentalizar o estudante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para a compreensão e a prática de avaliação de indivíduos e família. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente 1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem. 2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias. 3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família. 4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias. 5. Estimular o estudante para interpretar os dados obtidos. 6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos; 7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico; 8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados; 9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades. 10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias. 11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias. 12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família. 13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias. Referentes à ação discente 1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem. 2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias; 3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias. 4. Demonstrar habilidades na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias; 5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem; 6. Iniciar o exercício do raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos. 7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença; 8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias. 9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família. 10. Discorrer sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Oferecer elementos para o estudante organizar um quadro de referência teórico-conceitual e metodológico para orientar as experiências clínicas e as reflexões iniciais sobre essas experiências. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Conhecimento conceitual é importante para a atribuição de significados e valoração das experiências na prática clínica de enfermagem. Esse Módulo antecede e permeia a fase em que os estudantes iniciarão as experiências clínicas na atenção especializada.. SITUAÇÕES E/OU FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante em situações clínicas reais nos cenários da atenção especializada como oportunidades para refletir sobre conceitos, modelos e teorias de enfermagem, fazer o processo de enfermagem, desenvolver habilidades de raciocínio clínico e aplicar princípios da prática baseada em evidências. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Apresentar o desenvolvimento de modelos e teorias de enfermagem no contexto da evolução dos saberes/conhecimento de enfermagem; 2. Incentivar a identificação de manifestações dos saberes da enfermagem (empírico, ético, estético e pessoal); 3. Auxiliar os estudantes a lidar com as complexidades dos diferentes conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente provenientes de modelos e teorias de enfermagem selecionadas; 4. Identificar o cuidado humanizado como valor tradicional e contemporâneo da enfermagem; 5. Orientar o reconhecimento de estratégias e atitudes próprias e favorecedoras do raciocínio clínico e pensamento crítico; 6. Conduzir os estudantes a iniciar a interpretação clínica apropriada por meio do uso do processo de enfermagem em simulações; 7. Apresentar os sistemas padronizados de linguagem como instrumentos úteis ao raciocínio clínico e ao processo de enfermagem; 8. Auxiliar os estudantes a reconhecerem os princípios da Prática Baseada em Evidências. Referente à ação discente: 1. Exemplificar manifestações de conhecimento empírico, conhecimento ético, conhecimento pessoal e conhecimento estético na evolução da enfermagem; 2. Identificar características peculiares dos conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente em teorias/modelos de enfermagem selecionados; 3. Discorrer sobre princípios do cuidado humanizado; 4. Discriminar fases do processo de enfermagem em estudos de casos escritos s; 5. Discorrer sobre as diferentes classificações de enfermagem; 6. Aplicar estratégias de busca e apreciação crítica de evidências em uma situação clínica simulada; 7. Demonstrar atitudes favoráveis ao desenvolvimento do pensamento crítico (integridade intelectual, perspectiva contextual, criatividade, flexibilidade, curiosidade, ceticismo reflexivo); 8. Refletir sobre as estratégias de pensamento que usa para resolver problemas clínicos em diversas situações.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Identificar necessidades em saúde de famílias de diferentes grupos sociais de um determinado território. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. O conjunto de conhecimentos deste módulo possibilita o reconhecimento de necessidades de saúde que subsidiam a proposição das práticas de Enfermagem, tendo como referência o Sistema Único de Saúde (SUS) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. Esta disciplina possibilita o reconhecimento em necessidades de saúde que subsidiarão outas disciplinas, mais particularmente \"Enfermagem como prática social\", \"Ações educativas na prática de Enfermagem\", \"Enfermagem na Atenção Básica\", \"Enfermagem em Doenças transmissíveis com enfoque na Saúde Coletiva\" e \"Estágio curricular II\" OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Facilitar a inserção do estudante no espaço universitário; 2. Proporcionar instrumentos e métodos que favoreçam a expressão do estudante em relação à heterogeneidade do grupo; 3. estimular a procura de material didático para instrumentalizar o estudante na busca de nexos entre a realidade observada e o substrato teórico que subsidiará a leitura e a interpretação de necessidades de saúde de indivíduos e famílias dos diferentes grupos sociais; 4. Promover e fundamentar a síntese entre a realidade observada e o conhecimento que subsidia a interpretação de tal realidade; 5. Mediar a identificação de necessidades de saúde dos grupos sociais de um determinado território; Referente à ação discente: 1. Situar-se num grupo heterogêneo de estudantes, reconhecendo as diferenças e potencialidades individuais e grupais, e as atitudes necessárias para o desenvolvimento do trabalho; 2. Expressar seu universo de valores e visões de mundo no processo ensino-aprendizagem; 3. Organizar-se para o trabalho em grupo; 4. Conhecer os limites e as possibilidades da convivência do espaço universitário; 5. Compreender textos conceituais, identificando a lógica de sua estrutura, a hierarquização e a ordenação das idéias; 6. Adquirir conhecimento específico de conceitos, fatos, terminologias, dados e informações sociais de saúde ; 7. Incorporar os conceitos nucleares do módulo; 8. Identificar e discutir as políticas de saúde nos diferentes momentos históricos do país; 9. Identificar condições de trabalho, vida e saúde de indivíduos e famílias de diferentes grupos sociais, em determinado espaço geo-social (território); 10. Relacionar os processos saúde-doença às condições de trabalho, vida e saúde de indivíduos e famílias de diferentes grupos sociais; 11. Incorporar resultados de pesquisa, correlacionando-os a conceitos trabalhados no módulo, para ancorar a leitura e interpretação da realidade; 12. Obter e organizar dados referentes aos indicadores sociais e de saúde a partir dos sistemas de informação em saúde; 13. Reconhecer que necessidades de saúde são necessidades de reprodução social.


1. OBJETIVO GERAL: Efetuar práticas de proteção à exposição de agentes infecciosos e transmissíveis, voltadas aos usuários e trabalhadores, particularmente os da área da saúde e reconhecer outros riscos ocupacionais (físicos, químicos e outros). 


Atenção Hospitalar ou Pré-Hospitalar

Objetivo geral: Desenvolver a autonomia do estudante para o exercício profissional orientado pelo Sistema Único de Saúde de forma responsável, compromissada e ética, considerando a prática nos diversos cenários como lócus de geração de questões de aprendizagem, contemplando a especificidade e as inovações da prática de enfermagem.