O ensino de ciências ganha cada vez mais importância na sociedade do conhecimento. O avanço científico-tecnológico apresenta desdobramentos sócio-ambientais que devem ser compreendidos por todos, a fim de garantir o exercício pleno e autônomo da cidadania. O objetivo da disciplina Ambiente e Sociedade é gerar reflexões sobre a importância da alfabetização científica como conceito norteador do ensino de ciências no século XXI. Os conteúdos foram organizados em 10 semanas, a partir de textos e vídeos que servem como materiais instrucionais. Atividades individuais e colaborativas foram programadas para estimular a sua capacidade de expressão escrita e de argumentação durante as discussões com os colegas e o tutor. Uma sequência didática sobre o tema "sustentabilidade" será desenvolvida por você, para aproximar o conteúdo da disciplina e sua prática em sala de aula.
- Professor Coordenador: Marcelo Giordan
- Professor: Paulo Rogério Miranda Correia
Nesta disciplina do curso de especialização temos a intenção de aprofundar o conhecimento sobre as ciências e de tornar capaz o reconhecimento dos limites e possibilidades do ensino nesta modalidade, através das discussão de temas, tais como: Problemas e Conhecimento Científico; Ciências e Historicidade; Bases do Conhecimento Científico; Equipamentos, Técnicas e Métodos Científicos; Fenômenos, Teorias e Experimentos; Experimentação; Curiosidade e Imaginação na Ciência; Natural e Artificial e Concepções Públicas da Ciência.
- Professor Coordenador: Marcelo Giordan
- Professor: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
- Professor Coordenador: Marcelo Giordan
- Professor: Tiago Mauricio Francoy
- Professor Coordenador: Marcelo Giordan
- Professor: Paulo Takeo Sano
- Professor Coordenador: Marcelo Giordan
- Professor: Elio Carlos Ricardo
Pretendemos atualizar, preparar e amparar os professores de Ciências para que possam desenvolver com seus alunos, de forma estruturada e conectada com o currículo do ensino fundamental, os temas da cosmologia. Pretendemos instrumentar o professor para estabelecer um diálogo que, de maneira aberta e negociada, possa conscientizar seus estudantes do sentido que esse conhecimento tem na construção de nossa visão de mundo.
- Professor Coordenador: Marcelo Giordan
- Professor: Cristiano Mattos
A partir de agora, faremos uma viagem rumo à compreensão do planeta Terra, sua estrutura, sua formação, seu vínculo com a compreensão da educação ambiental, a importância dessa compreensão para nós professores, que abordamos conceitos científicos na sala de aula. Neste módulo, abordaremos alguns conceitos sobre as geociências, assim como suas relações com o ensino de ciências e a educação ambiental.
- Professor Coordenador: Marcelo Giordan
- Professora: Ermelinda M. Pataca
O tema “Vida e suas manifestações” traz uma série de posicionamentos, não somente de cunho científico, mas também filosófico, religioso e mitológico. O que é vida? Sua origem é natural ou sobrenatural? A vida evolui? De onde viemos? Sem dúvida, estas são questões bastante polêmicas e atraem simpatizantes das mais diversas áreas do conhecimento humano. Mas, por que discutir vida e ainda, quais as implicações para o Ensino de Ciências? Tentaremos nos aprofundar nestas questões.
- Professor Coordenador: Marcelo Giordan
- Professoras: Alessandra Bizerra e Suzana Ursi