O ensino de ciências ganha cada vez mais importância na sociedade do conhecimento. O avanço científico-tecnológico apresenta desdobramentos sócio-ambientais que devem ser compreendidos por todos, a fim de garantir o exercício pleno e autônomo da cidadania. O objetivo da disciplina Ambiente e Sociedade é gerar reflexões sobre a importância da alfabetização científica como conceito norteador do ensino de ciências no século XXI. Os conteúdos foram organizados em 10 semanas, a partir de textos e vídeos que servem como materiais instrucionais. Atividades individuais e colaborativas foram programadas para estimular a sua capacidade de expressão escrita e de argumentação durante as discussões com os colegas e o tutor. Uma sequência didática sobre o tema "sustentabilidade" será desenvolvida por você, para aproximar o conteúdo da disciplina e sua prática em sala de aula.

Nesta disciplina do curso de especialização temos a intenção de aprofundar o conhecimento sobre as ciências e de tornar capaz o reconhecimento dos limites e possibilidades do ensino nesta modalidade, através das discussão de temas, tais como: Problemas e Conhecimento Científico; Ciências e Historicidade; Bases do Conhecimento Científico; Equipamentos, Técnicas e Métodos Científicos; Fenômenos, Teorias e Experimentos; Experimentação; Curiosidade e Imaginação na Ciência; Natural e Artificial e Concepções Públicas da Ciência.

Este material pedagógico foi produzido para professores de Ciências da Natureza (6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental). Apresentamos um conjunto de diretrizes metodológicas e conceituais para o ensino desta temática, que permitirá ao professor uma reflexão sobre a sua forma de planejar o ensino e as possibilidades de encaminhamento pedagógico aos seus alunos. Mais do que um conhecimento sobre um conjunto de conteúdos específicos sobre a temática, este material pretende promover a sua imersão nas diferentes formas de abordagem do corpo humano.
Neste espaço discutiremos sobre a saúde humana e sua correlação com os demais aspectos de nossa vida. Saúde e Higiene, Saúde e Sexo, Saúde e Alimentação serão alguns dos temas sobre os quais trabalharemos. A ideia é discutir, refletir e pesquisar sobre temas relativos à saúde humana. Nesse contexto, será muito útil e importante conectarmos os assuntos que estão sendo estudados no módulo referente ao Corpo Humano.
O movimento de inserção da tecnologia nos programas escolares busca acompanhar uma tendência de atualização e modernização da escola, a fim de colocá-la em sintonia com o mundo e com as necessidades formadoras da sociedade. O ensino da tecnologia busca garantir espaço nos currículos para conhecimentos oriundos dessa atividade humana tão presente em nossas vidas. Não se trata, todavia, de utilizar a tecnologia como justificativa do ensino das ciências, trata-se de reconhecer que os processos tecnológicos e os conhecimentos por eles produzidos são peculiares à tecnologia quee podem servir de referência para a transposição de saberes relevantes para a formação básica oferecida pela escola.

Pretendemos atualizar, preparar e amparar os professores de Ciências para que possam desenvolver com seus alunos, de forma estruturada e conectada com o currículo do ensino fundamental, os temas da cosmologia. Pretendemos instrumentar o professor para estabelecer um diálogo que, de maneira aberta e negociada, possa conscientizar seus estudantes do sentido que esse conhecimento tem na construção de nossa visão de mundo.

A partir de agora, faremos uma viagem rumo à compreensão do planeta Terra, sua estrutura, sua formação, seu vínculo com a compreensão da educação ambiental, a importância dessa compreensão para nós professores, que abordamos conceitos científicos na sala de aula. Neste módulo, abordaremos alguns conceitos sobre as geociências, assim como suas relações com o ensino de ciências e a educação ambiental.

O tema “Vida e suas manifestações” traz uma série de posicionamentos, não somente de cunho científico, mas também filosófico, religioso e mitológico. O que é vida? Sua origem é natural ou sobrenatural? A vida evolui? De onde viemos? Sem dúvida, estas são questões bastante polêmicas e atraem simpatizantes das mais diversas áreas do conhecimento humano. Mas, por que discutir vida e ainda, quais as implicações para o Ensino de Ciências? Tentaremos nos aprofundar nestas questões.