Clínica Médica
Fornecer ao aluno bases para o entendimento e a utilização de ferramentas quantitativas e funcionais em pesquisa clínica com exames de imagem do tórax, principalmente a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) aplicados à avaliação do sistema respiratório e demais doenças torácicas. Discutir-se-á inclusive a utilização de inteligência artificial e radiômica em radiologia torácica e cardiovascular.
- Docente: Marcel Koenigkam Santos
- Docente: Aline Epiphanio Wolf
- Docente: Antonio Pazin Filho
- Docente: CACILDA DA SILVA SOUZA
- Docente: Cristiane Martins Peres
- Docente: Luiz Carlos Conti de Freitas
- Docente: Luiz Ernesto de Almeida Troncon
- Docente: Marcos de Carvalho Borges
- Docente: Margaret de Castro
- Docente: Maria de Fátima Aveiro Colares
- Docente: Maria de Lourdes Veronese Rodrigues
- Docente: Maria Paula Panuncio Pinto
- Docente: Rodrigo Humberto Flauzino
- Docente: Valdes Roberto Bollela
O curso visa proporcionar aos estudantes das áreas de saúde e biológicas as evidências científicas para o uso ou não de alimentos funcionais ou antioxidantes na dieta habitual e o papel dos suplementos, visando a prevenção ou tratamento de doenças crônicas, além de visualizar de maneira mais objetiva as ferramentas de pesquisa utilizadas nesta área.
- Docente: Alceu Afonso Jordao Junior
- Docente: Anderson Marliere Navarro
- Docente: Paula Garcia Chiarello
Ao término do desenvolvimento da disciplina, o pós-graduando deverá ter adquirido conhecimentos básicos sobre princípios e condições de funcionamento de métodos de avaliação educacional de habilidades clínicas, aplicáveis ao monitoramento do desenvolvimento do estudante e do profissional em formação. O pós-graduando deve também adquirir bom grau de familiaridade com a execução prática de protocolos de observação, que se apliquem à avaliação formativa e somativa do desempenho clínico. Espera-se, ainda, que o pós-graduando adquira noções das recomendações internacionais para avaliações de alta qualidade e como programas institucionais de avaliação do estudante e do profissional em formação podem ser constituídos, de modo a que os métodos mais avançados possam ser colocados em prática.
- Docente: Luiz Ernesto de Almeida Troncon
Objetivo geral:
Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante adquira habilidades e competências que o capacitem a atuar com segurança no campo da educação superior.
Objetivos específicos:
Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a:
Compreender as várias teorias educacionais aplicáveis à educação do adulto;
Enumerar os fatores que afetam positiva ou negativamente o ambiente de aprendizagem;
Compreender os princípios básicos para o desenvolvimento dos currículos dos programas educacionais na área da saúde;
Enumerar diferentes formatos de currículos estabelecidos conforme diferentes concepções;
Analisar criticamente os métodos mais usuais de ensino e aprendizagem, comparando os mais tradicionais com propostas mais inovadoras;
Compreender os princípios e as formas de utilização dos métodos de aprendizado ativo, com base na análise de problemas reais de saúde;
Compreender o papel da avaliação formativa no reforço do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática;
Compreender os princípios e o significado da avaliação do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática;
Compreender os princípios e o significado da avaliação da qualidade e da eficácia dos processos educacionais na área da saúde e enumerar as diferentes maneiras de implementá-la.
- Docente: CACILDA DA SILVA SOUZA
- Docente: Cristiane Martins Peres
- Docente: Francisco Jose Candido dos Reis
- Docente: Gustavo Salata
- Docente: Luiz Carlos Conti de Freitas
- Docente: Luiz Ernesto de Almeida Troncon
- Docente: Marcos de Carvalho Borges
- Docente: Maria de Lourdes Veronese Rodrigues
- Docente: Maria Paula Panuncio Pinto
- Docente: Valdes Roberto Bollela