Prática de Saúde Pública
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Objetivos: Fornecer informações capazes de possibilitar a compreensão e a discussão dos aspectos jurídicos e legais envolvidos na definição e na implementação da política, do planejamento e da administração em saúde. Especialmente se pretende que o sistema sanitário seja analisado: desvendando-se sua relação com a liberdade, o poder e a democracia; enquanto parte do Estado inserido na ordem internacional; condicionado pelo constitucionalismo e pela organização estatal dele decorrente; e que o sistema brasileiro de saúde seja examinado; enquanto parte de um Estado Democrático de Direito e federal; condicionado pela existência de direitos e garantias individuais, coletivos e sociais. A partir da compreensão e discussão dos principais aspectos legais e jurídicos da política, do planejamento e da administração em saúde, o curso pretende abordar o atual estágio de desenvolvimento dos conceitos essenciais da relação direito e saúde, desenvolvendo as habilidades de análise crítica e abrangente do tema proposto pelos alunos.
Conhecer e analisar conceitos e práticas de educação e participação social; Conhecer os pressupostos e princípios da promoção da saúde; Relacionar o direito humano à alimentação adequada aos campos de atuação da promoção da saúde; Reconhecer o componente educativo da prática profissional do nutricionista

Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de: - Explicar as condições sócio-econômicas-políticas e culturais que favoreceram a emergência e a integração da Promoção da Saúde com o Sistema Único de Saúde. - identificar e diferenciar os referenciais teóricos de promoção da saúde e prevenção de doenças relacionando-os aos resultados esperados pelas diferentes abordagens, - Analisar a relação Promoção da Saúde, equidade, intersetorialidade e participação política (movimentos e atores sociais); - Identificar e explicar os campos de ação da Promoção da Saúde (proposição de políticas públicas saudáveis, criação de espaços de apoio à promoção da saúde; desenvolvimento de habilidades pessoais, fortalecimento da participação comunitária e re-orientação dos serviços de saúde) relacionando aos modos de atuação (processo educativo, comunicação social e advocacia em saúde)

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