Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Levar o aluno a conhecer os elementos essenciais para o desenvolvimento de atividades de avaliação de necessidades, seleção, prescrição, adaptação e segmento do uso de dispositivos tecnológicos propostos em condições de défcit funcional. Propiciar ao aluno a compreensão das relações que envolvem a utilização desses dispositivos, considerando o cotidiano como estrutura histórica complexa, material e simbolicamente construída. Proporcionar ao aluno noções teóricas e práticas da confecção de órteses.

1. Apresentar e discutir as concepções de atividade humana e cotidiano, que formam a base conceitual da terapia ocupacional em uma perspectiva crítica: atividade e vida ativa em Hannah Arendt, práxis em Sanchez Vazquez e Paulo Freire, e cotidiano, em Certeau e Agnes Heller. 2. Introduzir a noção de cuidado, produzida no âmbito da saúde coletiva, e a ideia de cuidado-de-si em Foucault, refletindo sobre o uso dessas noções nas ações da Terapia Ocupacional, que se baseiam na perspectiva da integralidade e da humanização do cuidado; 3. Apresentar e discutir os conceitos de cidadania, acesso a direitos e participação social no campo da Terapia Ocupacional e suas implicações para as ações profissionais; 4. Discutir sobre o papel técnico, ético, estético e político, a partir de uma perspectiva crítica para a terapia ocupacional, fundada no diálogo com as necessidades sociais e de saúde das populações a que se destinam suas ações profissionais. 5. Discutir o movimento da terapia ocupacional internacional - anglo-saxã, ibero-americana e sul-africana - no sentido de uma perspectiva comprometida com os direitos humanos, o respeito à diversidade e a transformação social.

- Estabelecer e discutir os fatores individuais, ambientais e da tarefa que interferem na prescrição e execução do exercício. - Analisar os vários tipos de procedimentos cinesioterapêuticos que estimulam os sistemas controladores e controlados com vistas a um delineamento terapêutico que integre os conceitos de morfologia, fisiologia, biomecânica e controle neural do movimento; - Estabelecer os princípios da aprendizagem e da integração sensório-motora com vistas a delinear estratégias terapêuticas que acelerem o processo terapêutico; - Discutir os conceitos, princípios e tipos de exercícios terapêuticos na teoria e na sua aplicação prática; - Discutir os tipos de intervenção cinesioterapêutica, suas bases teóricas e seus procedimentos práticos; - Desenvolver a capacidade de programar e executar condutas cinesioterapêuticas; - Oportunizar o treinamento das habilidades manuais e instrumentais necessárias à prática da Cinesioterapia.

Possibilitar a compreensão das principais perspectivas teórico-metodológicas da Terapia Ocupacional e de seu processo de constituição histórico e social.

Apresentar ao aluno a atuação do fisioterapeuta na área da ginecologia e obstetrícia. Sensibilizar o aluno para a importância da fisioterapia na saúde da mulher e em programas de tratamento, promoção e/ou prevenção dos distúrbios, disfunções e patologias relacionados à ginecologia e obstetrícia.Instrumentalizar o aluno a desenvolver raciocínio adequado sobre as alterações que ocorrem durante as patologias ginecológicas, bem como nos processos fisiológicos como a gravidez, puerpério e envelhecimento, para que desta forma o aluno esteja apto a avaliar, estabelecer objetivos, eleger a conduta fisioterapêutica mais indicada e oferecer tratamento fisioterapêutico a estas pacientes. Analisar os aspectos psico-sociais e culturais relacionados às fases biológicas da mulher e a influência destas características sobre o tratamento fisioterapêutico. Discutir o tratamento fisioterapêutico para as patologias, distúrbios e disfunções uroginecológicas. Discutir o tratamento fisioterapêutico para o ciclo gravídico-puerperal fisiológico e de risco. Discutir o tratamento fisioterapêutico aplicado à mastologia.

1. Possibilitar uma aproximação do estudante com a área Saúde da Pessoa com Deficiência Física e Sensorial; 2. Capacitar o aluno de Terapia Ocupacional para intervir junto à pessoa portadora de deficiência física e sensorial a partir da apropriação de conhecimentos quanto à: a) Problemática da pessoa com deficiência, incluindo diferentes quadros de deficiências e incapacidades. b) Aos princípios epistemológicos, históricos e técnicos dos diferentes procedimentos de Terapia Ocupacional dirigidos aos quadros de deficiência, incapacidade e alterações da funcionalidade de origem neurológica. c) Estudos de casos exemplares em neuro de Paralisia Cerebral e Acidente Vascular Encefálico. d) Apresentar os diferentes quadros de deficiência decorrentes de disfunções sensoriais – com ênfase em deficiência visual e auditiva; 3. Delimitar metodologicamente o campo de ação: princípios, instrumentos e finalidades; 4. Estabelecer o conceito de reabilitação enquanto eixo organizador de serviços e de intervenções. 5. Possibilitar a aproximação do estudante de T.O com a área da Saúde da Pessoa com Deficiência Física e Sensorial 6. Capacitar o estudante para intervenção junto a essa população a partir da apropriação de conhecimento quanto: > Problemática da pessoa com deficiência sensorial > Princípios epistemológicos históricos e técnicos dos diferentes procedimentos em T.O > Delimitação do campo de ação: princípios, instrumentos e finalidades > Conceituação de reabilitação enquanto eixo organizador de serviços e de intervenções
I - Possibilitar ao aluno a reflexão e a compreensão dos (das): • processos de adoecimento e do cuidado, destacando-se aqueles relativos às intervenções hospitalares; • descontinuidades no viver e no cotidiano do sujeito e de sua rede social, ocasionados pelo processos de adoecimento e hospitalização, que podem vir a se agravar pelas condições de vulnerabilidade social a que estão submetidos; • norteadores teórico-metodólogicos para a assistência hospitalar a partir da perspectiva da integralidade e da humanização do cuidado; • práticas e saberes da terapia ocupacional no hospital e em seus contextos, apoiados nos princípios de uma clínica ampliada que reconhece e acolhe as necessidades singulares das pessoas sob cuidados clínicos ou cirúrgicos e de sua rede social; • desafios para a construção e fortalecimento de uma atenção hospitalar, fundada em ações de cuidado interdisciplinares, intersetoriais e em rede. II - Possibilitar ao aluno o conhecimento dos (das): • domínios, populações, quadro clínicos e espaços mais comuns nas práticas da terapia ocupacional no hospital; • dinâmicas de atendimento e abordagens próprias a cada domínio, população, quadro clínico e espaço de atendimento.