- Docente: Maria do Carmo Castiglioni
1. Apresentar e discutir as concepções de atividade humana e cotidiano, que formam a base conceitual da terapia ocupacional em uma perspectiva crítica: atividade e vida ativa em Hannah Arendt, práxis em Sanchez Vazquez e Paulo Freire, e cotidiano, em Certeau e Agnes Heller. 2. Introduzir a noção de cuidado, produzida no âmbito da saúde coletiva, e a ideia de cuidado-de-si em Foucault, refletindo sobre o uso dessas noções nas ações da Terapia Ocupacional, que se baseiam na perspectiva da integralidade e da humanização do cuidado; 3. Apresentar e discutir os conceitos de cidadania, acesso a direitos e participação social no campo da Terapia Ocupacional e suas implicações para as ações profissionais; 4. Discutir sobre o papel técnico, ético, estético e político, a partir de uma perspectiva crítica para a terapia ocupacional, fundada no diálogo com as necessidades sociais e de saúde das populações a que se destinam suas ações profissionais. 5. Discutir o movimento da terapia ocupacional internacional - anglo-saxã, ibero-americana e sul-africana - no sentido de uma perspectiva comprometida com os direitos humanos, o respeito à diversidade e a transformação social.
- Docente: Elizabeth Maria Freire de Araujo Lima
- Docente: Fatima Correa Oliver
- Docente: Sandra Maria Galheigo
- Estabelecer e discutir os fatores individuais, ambientais e da tarefa que interferem na prescrição e execução do exercício. - Analisar os vários tipos de procedimentos cinesioterapêuticos que estimulam os sistemas controladores e controlados com vistas a um delineamento terapêutico que integre os conceitos de morfologia, fisiologia, biomecânica e controle neural do movimento; - Estabelecer os princípios da aprendizagem e da integração sensório-motora com vistas a delinear estratégias terapêuticas que acelerem o processo terapêutico; - Discutir os conceitos, princípios e tipos de exercícios terapêuticos na teoria e na sua aplicação prática; - Discutir os tipos de intervenção cinesioterapêutica, suas bases teóricas e seus procedimentos práticos; - Desenvolver a capacidade de programar e executar condutas cinesioterapêuticas; - Oportunizar o treinamento das habilidades manuais e instrumentais necessárias à prática da Cinesioterapia.
- Docente: Elizabeth Alves Gonçalves Ferreira
- Docente: Sandra Maria Galheigo
Apresentar ao aluno a atuação do fisioterapeuta na área da ginecologia e obstetrícia. Sensibilizar o aluno para a importância da fisioterapia na saúde da mulher e em programas de tratamento, promoção e/ou prevenção dos distúrbios, disfunções e patologias relacionados à ginecologia e obstetrícia.Instrumentalizar o aluno a desenvolver raciocínio adequado sobre as alterações que ocorrem durante as patologias ginecológicas, bem como nos processos fisiológicos como a gravidez, puerpério e envelhecimento, para que desta forma o aluno esteja apto a avaliar, estabelecer objetivos, eleger a conduta fisioterapêutica mais indicada e oferecer tratamento fisioterapêutico a estas pacientes. Analisar os aspectos psico-sociais e culturais relacionados às fases biológicas da mulher e a influência destas características sobre o tratamento fisioterapêutico. Discutir o tratamento fisioterapêutico para as patologias, distúrbios e disfunções uroginecológicas. Discutir o tratamento fisioterapêutico para o ciclo gravídico-puerperal fisiológico e de risco. Discutir o tratamento fisioterapêutico aplicado à mastologia.
- Docente: Elizabeth Alves Gonçalves Ferreira
- Docente: Maria do Carmo Castiglioni
- Docente: Sandra Maria Galheigo