Ecologia
1) Fornecer conceitos e processos de funcionamento básico em ecologia. 2) Tornar o aluno capaz de avaliar o papel de homem na biosfera.
Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: 1) Discutir os conceitos e processos associados à ecologia teórica. 2) Efetuar análises simples de solo, descrever o microclima e descrever parâmetros da vehgetação; 3) Reconhecer padrões ecológicos no campo, relacionando-os com os conceitos teóricos.
Conhecer a estrutura e funcionamento de reservatórios, com enfoque em sistemas tropicais.
Fornecer subsídios teóricos para a compreensão da importância da argumentação nos processos constitutivos da prática científica, habilitando os alunos a utilizarem os referenciais sobre argumentação na análise da produção científica em ecologia, em especial de seu projeto de pesquisa. Fornecer subsídios teóricos para a compreensão da importância do ensino de ciências por investigação no desenvolvimento de habilidades argumentativas, propiciando aos alunos oportunidades de utilizarem os referenciais sobre argumentação na análise e produção de sequências didáticas dos diferentes níveis de ensino de Biologia (Educação Básica e Superior), com ênfase em temas de Ecologia.
Este curso tem como objetivo introduzir os princípios teórico-metodológicos da área de Ecologia Humana, bem como discuti-los sob a luz dos avanços recentes da disciplina e áreas correlatas (antropologia social, história, biologia, ecologia, geografia e arqueologia).
O objetivo desta disciplina é instrumentar o aluno de pós-graduação em meta-análises e meta-regressões. Esse objetivo será atingido através de aulas expositivas e exercícios práticos utilizando o programa R. Durante o curso vou apresentar uma breve história da meta-análise, seus conceitos e aplicações, partindo em seguida para suas diversas formas e utilizações.
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental. e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
a) Discutir o que é conservação da biodiversidade e a sua utilidade para o desenvolvimento sustentável b) Reconhecer as principais ameaças à biodiversidade c) Introduzir formas de evitar ou amenizar estas ameaças d) Introduzir noções básicas de análise, monitoramento e zoneamento ambiental. e) Analisar um caso real relacionado à conservação da biodiversidade
Objetivos: 


1) Fornecer as bases teóricas referentes aos níveis de organização de indivíduos a populações; 

2) Fornecer conceitos sobre padrões e processos em sistemas ecológicos;

3) Fornecer apoio conceitual para as demais disciplinas da área de Ecologia.

Objetivos: 


1) apresentar a proposta pedagógica e didática, baseada no Ciclo de Indagação, como um caminho para a educação ecológica; 

2)exercitar o uso do Ciclo de Indagação, explorando os elementos naturais presentes no ambiente escolar, a fim de conhecer e compreender processos ecológicos a partir de experiências próprias; 

3) apresentar e exercitar os tipos de indagação: guiada, semi-guiada e livre; 

4) desenvolver a habilidade de aprender com autonomia e pensar criticamente, integrando áreas de conhecimento, a fim de encontrar soluções para os problemas locais; 

5) prover aos educadores uma ferramenta que possibilite formar membros ativos de uma comunidade que pensem e decidam de modo crítico e conscienciosamente sobre o uso e conservação do meio ambiente em geral e da biodiversidade em particular.