Capacitar o aluno a desenvolver processo de avaliação de serviços de saúde visando assegurar a qualidade da atenção e os princípios do Sistema Único de Saúde. Apresentar conceitos de Avaliação, de Qualidade, técnicas estatística e instrumentos para avaliação e gestão da qualidade, métodos de avaliação da qualidade no setor de saúde. Desenvolver atividades relacionadas ao controle e à garantia da qualidade no setor saúde. Conhecer propostas de avaliação de qualidade em saúde no Brasil.

Abordar os princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), analisando seus objetivos e situação atual no Brasil. • Relacionar os fundamentos da política de regulação do sistema de saúde, do modelo de atenção e da assistência à saúde e suas aplicações no setor de saúde brasileiro. • Tornar o aluno apto a analisar e avaliar os padrões de regulação presentes no Brasil e em outros países, as experiências exitosas e os determinantes das iniciativas mal sucedidas, bem como os modelos dos sistemas de saúde. • Identificar os passos da regulação da assistência em todos os pontos da rede assistencial (da atenção básica, passando pelas Unidades não Hospitalares de Atenção às Urgências, o Complexo Regulador e as Unidades Hospitalares de média e elevada complexidade), • Mapear a produção em saúde na atenção básica, especializada e urgência, com os receptivos financiamentos em análise de casos, na perspectiva de fazer análise crítica da regulação da auditoria e do planejamento em saúde. • Propor estudos e intervenções a partir do conhecimento acumulado durante o curso.

Apresentar ao aluno os principais conceitos relacionados ao meio ambiente que podem contribuir para a sustentabilidade ambiental de organizações de saúde. Mostrar formas de gestão e gerenciamento de resíduos gerados em organizações de saúde, de acordo com as normas e possibilidades técnicas. Indicar estratégias de planejamento, ações e monitoramento relacionadas à redução do uso de recursos e minimização de resíduos.
Estudar os principais movimentos organizacionais ao longo da evolução da Administração. Propiciar compreensão e discussão do processo e pensamento administrativo. Estabelecer relações entre a teoria geral das organizações e as características das organizações de saúde.
Oferecer aos participantes da disciplina a oportunidade de apreender conhecimentos relativos à territorialização da assistência médica, no âmbito da saúde pública/coletiva, à luz da fundamentação legal, das teorias da geografia médica e da geoepidemiologia, para contribuir com a elaboração de estratégias de prestação de serviços de saúde dentro do paradigma de redes de atenção à saúde e de redes sociais em saúde.